“Calculadora humana”. Jovem de 14 anos bate 6 recordes mundiais de matemática num dia

mentalcalculation.org

Aaryan Shukla, “A Calculadora Humana”

O adolescente indiano Aaryan Shukla efectua cálculos mentais mais rapidamente do que a maioria das pessoas consegue utilizar uma calculadora. Num evento recente organizado pelo Guinness World Records, Shulka, de 14 anos, bateu seis recordes de matemática mental num só dia.

O jovem Aaryan Shukla, de Maharashtra, na Índia, bateu recentemente nada menos do que seis recordes mundiais de matemática com cálculos de cabeça num único dia.

Os tempos do prodígio indiano de 14 anos foram certificados pelo Guinness World Records.

As proezas de Shulka incluem estabelecer o tempo mais rápido conhecido para adicionar mentalmente 100 números de 4 dígitos (30,9 segundos), 200 números de quatro dígitos (1 minuto, 9,68 segundos) e 50 números de cinco dígitos (18,71 segundos).

O adolescente, que é conhecido como “A Calculadora Humana”, conseguiu também o tempo mais rápido para multiplicar dois conjuntos de números de cinco dígitos de 10 (51,69 segundos) e dois conjuntos de números de 8 algarismos de 10 (2 minutos e 35,41 segundos).

Conseguiu também o tempo mais rápido para dividir um conjunto de 10 números de 20 algarismos por um conjunto de números de 10 algarismos (5 minutos e 42 segundos). Shulka calculou estes números mais rapidamente do que a maioria das pessoas consegue introduzir os dígitos numa calculadora.

Shulka estabeleceu estes novos recordes num evento organizado pelo Guinness no Dubai. A tentativa bem sucedida de Shulka de estabelecer o recorde foi registada em vídeo, que pode ver abaixo.

Um tipo de pessoa “Um num bilião”

Para além destes seis recordes mais recentes, Shulka já detém o recorde do tempo mais rápido para somar 50 números de cinco dígitos, que estabeleceu há um ano, recorda o Live Science.

O adolescente atribui as suas proezas numéricas à sua prática de ioga, que “me ajuda a manter a calma e a concentração”, disse numa entrevista à revista People. Shulka também pratica matemática durante cinco ou seis horas por dia, entre os passatempos mais típicos dos adolescentes, como ler e jogar videojogos.

Numa outra entrevista, ao Guinness, o pai de Shulka garante que as extraordinárias capacidades matemáticas não são de família. “Somos uma família normal. Aaryan é uma pessoa única num bilião, mas não creio que sejamos uma família de calculadores mentais.”

Shulka não é o único adolescente a chamar a atenção por resolver problemas matemáticos complicados e impressionantes.

Em 2022, Ne’Kiya Jackson e Calcea Johnson, duas adolescentes norte-amercianas, descobriram uma nova prova “impossível” para o teorema de Pitágoras — o teorema com 2000 anos que descreve as relações entre os três lados de um triângulo retângulo.

Os adolescentes usaram trigonometria para provar o teorema, uma proeza que anteriormente era considerada impraticável pelos matemáticos.

O seu trabalho foi publicado na revista científica American Mathematical Monthly em 2024, num artigo que incluía mais nove provas baseadas na trigonometria que nunca ninguém tinha inventado antes.

Não satisfeitas, em 2024, as duas adolescentes encontraram mais 9 soluções para o “problema impossível” de Pitágoras.

Existem diversas formas de provar o Teorema, sendo a mais comum a que utiliza a semelhança de triângulos (estes são semelhantes se têm ângulos congruentes e lados proporcionais).

No entanto, até 2022, depois de mais de dois mil anos de matemáticos a tentar prová-lo, não existia ainda nenhuma forma de fazê-lo com recurso a trigonometria, uma vez que as próprias regras da trigonometria se baseiam na crença de que o Teorema é verdadeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.