Gavriil Grigorov ; Sputnik ; Kremlin Pool / EPA

Putin na CSTO
Presidente da Ucrânia falou sobre um possível ataque da Rússia a países da NATO já no próximo ano. Navalnaya deixou outro aviso.
Volodymyr Zelenskyy foi à Conferência de Segurança de Munique deixa um aviso: a Rússia pode iniciar uma guerra ainda maior em 2026. E o alvo serão países da NATO.
A Ucrânia “compreende claramente o que os russos vão fazer com a Bielorrússia” – ou seja, ser a plataforma para uma grande escalada militar.
“A Rússia está a preparar 15 divisões e cerca de 100 a 150 mil tropas estão a ser treinadas para agravar a situação na direção da Bielorrússia. Não tenho a certeza se vão atacar a Ucrânia, mas vão atacar. Talvez a Ucrânia, talvez a Polónia, talvez os países bálticos“, disse o presidente da Ucrânia nesta sexta-feira.
“Tudo o que tenho dos serviços secretos é que Putin está a preparar a guerra contra os países da NATO no próximo ano. É isso que eu penso, não sei, não tenho 100 por cento, mas Deus nos abençoe, vamos parar este louco”, ressalvou Volodymyr Zelenskyy, cita a RTP.
Líderes da União Europeia continuam “muito preocupados” com a reação dos EUA e com o possível apoio em caso de ataque.
“Toda a gente na Europa está preocupada. Os europeus estão muito preocupados. Têm medo de ficar sem o apoio dos EUA”, continua o Euronews.
Navalnaya
Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, alertou, também em Munique, que “não vale a pena tentar negociar” com Vladimir Putin, que vai “mentir” e “trair”, aludindo às iniciativas de Donald Trump sobre o conflito ucraniano.
“A guerra que Putin iniciou” na Ucrânia “terminará no momento em que ele se for embora’, disse Yulia Navalnaya, convidada para a Conferência de Segurança de Munique, um ano após a morte do seu marido, que estava preso na Rússia.
O chefe de Estado russo “vai mentir, vai trair, vai mudar as regras no último minuto e obrigar-vos a jogar o seu jogo, tal como fez há um ano”, quando o acordo de troca de prisioneiros que permitia a libertação de Alexei Navalny parecia iminente, declarou a opositora.
A primeira conversa telefónica desta semana entre Donald Trump e Vladimir Putin, e o seu desejo declarado de abrir negociações imediatas sobre a Ucrânia, provocou ondas de choque em Kiev e na Europa, levantando receios de que o conflito fosse resolvido em seu detrimento.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, encontrou-se com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Alemanha, depois de ter exigido que os seus aliados apresentassem um plano para resolver o conflito antes de qualquer negociação com o chefe de Estado russo.
Zelenskyy avisou que a Ucrânia quer “garantias de segurança” antes de quaisquer negociações para pôr fim à guerra com a Rússia. Vance disse a Zelenskyy que os Estados Unidos pretendem alcançar uma “paz duradoura” na Ucrânia, “uma paz que não mergulhe a Europa de Leste em conflito dentro de apenas alguns anos”, na reunião que mantiveram, que o vice-presidente norte-americano classificou como “uma boa conversa”, a que se seguirão mais “nos próximos dias, semanas e meses”.
Vladimir Putin “vai encontrar uma forma de quebrar” qualquer acordo, alertou Yulia Navalnaya.
A líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, insistiu, por seu turno, na necessidade de apoiar a Ucrânia.
“Ao ajudar a Ucrânia, está a ajudar toda a região. Ao colocar a Ucrânia numa posição de força durante estas negociações, está também a colocar a Bielorrússia, a Moldávia e outros países numa posição de força”, defendeu Svetlana Tikhanovskaya,
Embora a invasão da Ucrânia possa ter valido a pena para Moscovo, a opositora acredita que o ‘status quo’ no seu país “vai durar muitos e muitos anos”: “Putin vai continuar a ser suficientemente forte para manter a sua influência sobre a Bielorrússia”.
ZAP // Lusa
Guerra na Ucrânia
-
17 Fevereiro, 2025 Suécia e Reino Unido admitem enviar forças de paz para a Ucrânia
-
16 Fevereiro, 2025 Ucrânia consegue “ponto de viragem” numa das maiores batalhas da guerra
-
15 Fevereiro, 2025 “Não adianta” negociar com Putin – e Zelenskyy alerta para o plano do presidente russo em 2026
-
14 Fevereiro, 2025 Acordo na Ucrânia: vai ser conquista ou “capitulação”?
Claro, Putin é o maior mentiroso e genocida do séc. XXI. Não cumpriu até agora, nunca vai cumprir. Tem de ser parado à força e ele sabe que isso vai acontecer.
O Hitler também foi parado, a História do Mundo está cheia de exemplos!
Mas alguém com um mínimo de inteligência pode acreditar nas tretas do Zelensky ou da Navalnaya? Têm a credibilidade e a honestidade intelectual do “nosso” André Ventura. Estão politicamente liquidados e dirão as maiores mentiras para ver se se safam. Dentro de dois anos ninguém saberá quem eram…
Ó Nuno…. Por qué no te callas?
Ninguém por aqui está interessado em desinformação. Vê se encontras um fúrum da RT TV para passar o tempo e deixas o pessoal civilizado em paz.
Nunov,
Aqui os burros acreditam que o pais do Zelensky foi evadido por um ditador assassino, acreditam que o marido da Navalnaya foi assassinado pelo mesmo ditador que é o teu idolo.
Só uma pessoa burra como tu pode dizer tantas tretas, o teu comunismo fundamentalista (o tal partido que era contra a ditadura e so apoia ditadores) cega-te, pessoas como tu não aprenderam nada com a historia.
1. A Ucrânia não foi “evadida” – quanto muito invadida – pela Rússia. A Rússia exerceu o direito de defesa dos russos habitantes da Ucrânia, que estavam sob a ameaça de intervenção militar ucraniana para negar a esses russos o seu direito à autodeterminação.
2. O marido da Navalnaya não foi assassinado, morreu de doença como já foi comprovado pelos países ocidentais.
3. Não sou comunista nem percebo o que o comunismo tem a ver com a Federação Russa e com o governo de Putin.
Aconselho um regresso ao ensino básico, não só para corrigir a ortografia mas também para aprender o essencial da história moderna.
Não perca tempo com quem não vale a pena.
Como já deve ter percebido pelos comentário dessa pessoa, é alguém com graves problemas mentais, que acha certo o que aquele assassino do putin está a fazer.
Certamente não passa de mais um amante de Salazar e amigos…
Mentes dessas não merecem o tempo valioso de pessoas racionais…
Nuno,
Conselhos seus só para regredir.
Não vale a pena comentar as barbaridades que escreve (o que indica em 2 é vergonhoso e só demonstra a sua má fé), copia a propaganda russa na integra,
Fico é confuso com o motivo da INvasão, ou operação militar especial, primeiro pensei que era para desnazificar, agora dizem que é para a Ucrânia não aderir a NATO, você diz que é para defesa dos Russos da Ucrânia,
Você que se auto intitula tão inteligente acredita mesmo no que escreve ou é só para chatear?
Os habitantes da Rússia, Bielorrússia, Irão, Coreia do Norte, China, Venezuela é que vivem com liberdade de expressão e tem boa qualidade de vida.
Agradeço a correção que qualquer erro ortográfico que eu tenha dado.
Grande parvo este Nuno…
Tipo Trump ou Vance…
Como era bom que as pessoas respondessem às ideias com ideias, em vez de o fazerem com insultos. Mas quando não se têm ideias só fica ou o silêncio ou os insultos, e infelizmente há muito quem não conheça os méritos de se ficar calado…
Responder com ideias…. sei. Tipo o que fizeste ao atirar à cara de alguém um erro ortográfico e aconselhar a que voltasse ao ensino básico? Estás a falar desse tipo de troca de ideias??
De novo: Por qué no te callas?
Pois é, mas eu estava a responder a isto:
“Nunov,
Aqui os burros acreditam que o pais do Zelensky foi evadido por um ditador assassino, acreditam que o marido da Navalnaya foi assassinado pelo mesmo ditador que é o teu idolo.
Só uma pessoa burra como tu pode dizer tantas tretas…”
E eu até fui simpático no conselho a regressar ao ensino básico, sem insultos ou comentários depreciativos…
Não Gostando de PUTIN mas na minha Opinião tanto Zelenski como PUTIN como Trump venha o Diabo e escolha.
Zelenski destruíu a UE a defender o seu Pais não pertencendo a UE, a Ursa Deu cabo da Europa ao fazer Sanções que em nada afetaram a RUSSIA muito pelo contrario mas afetaram sim a UE.
Vejam que estamos cada vez piores a cada Sanção que sai , os EUA é que ganham ao nos venderem o seu GAZ e agora a querem em troca de Ajuda ficar com o “OURO” por assim dizer da Ucrânia .