Пресс-служба Президента РФ / Wikimedia Commons
![](https://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2025/02/cfdb29e5d1ac2d0e1266f1c02d96cde1-900x600.jpeg)
O presidente russo, Vladimir Putin, com Vladimir Solovyov
A Rússia ainda não saiu do conflito coma Ucrânia, mas uma célebre personagem amiga do Kremlin já se volta para a outra ponta da Europa — e até comparou Portugal à Gronelândia.
“Quanto custará Lisboa?” interrogou-se esta terça feria em plena televisão estatal russa o apresentador de TV e propagandista do Kremlin Vladimir Solovyov.
A pergunta saiu assim mesmo, descontextualizada, uma vez que falava com o antigo militar Evgeny Buzhinsky sobre os territórios ucranianos que deveriam ficar para a Rússia no fim do conflito armado entre os dois países.
Falaram na Crimeia, Odessa, Mykolaiv, e Solovyov chegou mesmo a afirmar, em tom jocoso, que a Rússia “até podia pagar um pequeno extra para poder recuar ainda mais a fronteira“.
“Já agora, alguém me pode dizer quanto custa Lisboa?”, atirou, então, para o ar. “Já andam a avaliar o preço da Gronelândia. E Lisboa?“, insistiu.
O vídeo, com legendas em inglês, foi publicado no X por Anton Gerashchenko, antigo conselheiro do governo ucraniano, com a legenda “Atenção, Portugal! Propagandistas russos estão curiosos sobre quanto lhes custaria Lisboa”.
Attention, Portugal!
Russian propagandists are curious how much Lisbon would cost them.
They also dream of capturing Odesa and Mykolaiv and for Crimea to be recognized as Russia. pic.twitter.com/PjricfzGG5
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) February 12, 2025
Ets não é a primeira vez que Solovyov mostra interesse em “comprar” Portugal, tendo já sugerido que a Rússia invadisse a Base das Lajes, nos Açores.
Chegou a afirmar que quer “libertar Lisboa“, depois da “libertação da Ucrânia”, e noutra ocasião garantiu que “os portugueses viveriam muito bem se fizessem parte do império russo”.
Estes Sociopatas e Psicopatas , devem ter os miolos derretidos por abuso de Vodka adulterada ! ….. Se a imbecilidade fosse letal , já estariam mortos e enterrados ! … Infelizmente muitos Países no Mundo estão nas mãos de autênticos Criminosos , apoiados por Oligarcas que não o são menos ! .