Manuel de Almeida / EPA
![](https://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2025/02/58ba096858a1d894ca17bf5b7e7dd29c-783x450.jpg)
O Benfica recebeu e venceu o Moreirense por 3-2, na tarde deste sábado, em jogo da 21.ª primeira jornada da I Liga. Pavlidis (x2) e Otamendi marcaram os golos da equipa orientada por Bruno Lage; Benny e Ivo Rodrigues fizeram os tentos dos comandados de César Peixoto.
Sofrido. Após um arranque de primeira parte que prometia uma noite descansada para o Benfica, eis que a formação de Bruno Lage voltou a oscilar muito.
O Benfica perdeu o controlo do jogo e “passou pelas brasas” na segunda parte, como consequência de querer adormecer o jogo e chamar o Moreirense para zonas mais adiantadas – ao ponto de ter sofrido um golo perto do fim.
Num jogo marcado pelas lesões aparentemente graves de Bah e Manu Silva, Pavlidis brilhou com um bis; mas para a história fica o enorme bocejo do segundo tempo, culpa da estratégia benfiquista.
Adrenalina seguida de sono
Golos, lesões, bons lances de futebol, jogadas de perigo, um penálti. Teve de tudo um pouco a primeira metade no Estádio da Luz.
O Benfica colocou-se cedo na frente, por Pavlidis, de grande penalidade, o grego bisou pouco depois, mas as “águias” relaxaram e perderam o controlo do jogo, permitindo o (excelente) tento de Benny.
Isto antes de Bah e Manu se lesionarem de forma aparentemente grave nos joelhos, no espaço de apenas três minutos, entrando António Silva (Tomás Araújo passou para lateral-direito) e Florentino.
Otamendi fez, num belo remate de cabeça, o 3-1 com que se chegou ao intervalo.
O Moreirense ia colocando muita gente na área benfiquista, enquanto as rápidas combinações dos “encarnados” iam causando estragos.
⏱️ INTERVALO | Benfica 3 – 1 Moreirense
Top #GoalPointRatings da 1ª parte:
🥇 Pavlidis 🇬🇷 7.4 ⚽️⚽️🔝
🥈 Tomás Araújo 🇵🇹 6.3 🎁
🥉 Otamendi 🇦🇷 6.2 ⚽️
– – –
🚨 Dinis Pinto 🇵🇹 3.5 #SLBMFC #LigaPortugal #SLBenfica#RatersGonnaRate pic.twitter.com/DGKRhxuXzm— GoalPoint (@_Goalpoint) February 8, 2025
O Benfica optou, na segunda metade, pelo seu já tradicional jogo de trocas de bola em zona recuada à espera do avanço do Moreirense, para depois explorar as costas da defesa visitante.
Só que os cónegos não foram “na cantiga” e o jogo arrastou-se para momentos de algum aborrecimento, com os minhotos a criarem algum perigo em lances esporádicos.
Tanto quis o Benfica adormecer o jogo que o próprio adormeceu e, na sequência de mais uma pachorrenta toca de bola, Carreras errou uma entrega e Ivo Rodrigues (85′) reduziu, levando o jogo a uma reta final nervosa. Porém, não houve mais golos.
O Jogo em 5 Factos
1. Eficácia benfiquista
Os “encarnados” fizeram três golos, mas criaram cerca de “metade” do perigo. A formação de Bruno Lage terminou com apenas 1,6 Golos Esperados (xG).
2. Cónegos perigosos
Não é muito hábito ver um dos três “grandes” muito menos em casa, terminar com menos ocasiões flagrantes criadas que os seus adversários de objetivos mais modestos, mas foi isso que aconteceu. O Moreirense registou quatro ocasiões flagrantes, o Benfica apenas três, isto em bola corrida (teve também a grande penalidade).
3. “Águia” teve mesmo de voar
A luta que o Moreirense deu foi grande, pelo chão, mas também pelo ar, obrigando o Benfica a disputar muitos duelos aéreos. Foram 19 os defensivos disputados pelos “encarnados”, máximo da equipa na Liga, tendo os anfitriões ganho 11.
4. Rematar só pela certa?
Nunca o Benfica tinha rematado tão pouco de fora da área nesta Liga. O mínimo até este jogo era de três, mas ante os cónegos foi apenas um, em 11 disparos.
5. Mais área para o Benfica
Pela estatística acima não espanta, portanto, que o Benfica tenha somado um número interessante de ações com bola na área contrária. Foram 25, contra dez dos cónegos.
Melhor em Campo
Mais uma vez, Orkun Kökçü esteve uns furos acima dos demais. O turco foi o cérebro de todo o futebol do Benfica.
⭐️ MVP GOALPOINT | Benfica 3 – 2 Moreirense
◉ Orkun Kökçü 🇹🇷 voltou a produzir acima dos demais na Luz, num jogo colectivo “cinzento” a que poucos (como ele) escaparam ⭐️
◉ Todos os ratings em https://t.co/QZuwKyufuG#SLBMFC #LigaPortugal #SLBenfica#RatersGonnaRate pic.twitter.com/RQxuTOs8Hi— GoalPoint (@_Goalpoint) February 8, 2025
Fez uma assistência e criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, somou sete passes progressivos e dois super progressivos. Acumulou 83 ações com bola e ainda fez quatro desarmes e outras tantas ações defensivas no meio-campo contrário.
Está cada vez mais integrado em todos os momentos do jogo.
Resumo
// GoalPoint