O teletrabalho não é eterno em muitas das empresas mais conhecidas. Bem-vindos ao fenómeno RTO, nos EUA.
Poderia significar Rádio e Televisão de Omã, mas RTO é a recente sigla usada nos EUA para return to office – ou seja, voltem para o escritório.
O teletrabalho não é eterno em muitas das empresas mais conhecidas. A pandemia transformou o trabalho à distância em algo normal, milhões de trabalhadores agradeceram.
Mas nem todos os patrões acham piada e muitos já avisaram que o teletrabalho vai acabar ao longo dos próximos três anos.
Nos EUA, cada vez mais empregadores (32%) estão a exigir que os seus funcionários voltem ao escritório a tempo inteiro. E diversas empresas pagam mais aos funcionários que voltem ao trabalho presencial.
Entre Julho e Dezembro de 2024, a percentagem de patrões que exigem a presença do trabalhador, no mínimo, três vezes por dia, aumentou de 19% para 28%.
O portal Axios reuniu os nomes das grandes empresas que estão a apostar no RTO.
Na Amazon, na AT&T, na Dell, no X, na Boeing, ou na JPMorgan, passou a ser obrigatório estar todos os dias na empresa. Alguns regressos já se tornaram obrigatórios há dois ou três anos.
Na Salesforce ou na Disney, há alguns meses que os funcionários vão à sede quatro vezes por semana.
Na Apple e na Meta, a exigência mínima baixa para três vezes por semana.
A Google tentou, sugeriu, o mesmo (três dias) mas muitos trabalhadores ignoraram – mesmo sabendo que podem ser prejudicados.
Na IBM e na Snap (criadora do Snapchat), a escala foi outra: os trabalhadores sabem que, ou vão ao escritório pelo menos três vezes por semana, ou são despedidos.
A Tesla tem contas diferentes: os trabalhadores têm de trabalhar no escritório, no mínimo, 40 horas por semana. Mas o desfecho é o mesmo: se não cumprirem, são despedidos.
Foi criado o movimento de destruir as empresas que o fazem! Aleluia!
Finalmente. Já somos dos menos produtivos na UE e o teletrabalho só veio piorar as coisas. RTO!
A falta de produtividade tem a ver com a gestão e não com o trabalhador, trabalho remoto há mais de 5 anos, e acredita trabalho mais em casa do que no escritório.
Se soubesses como se mede a produtividade ficavas calado…
Há profissionais e há os outros. Um bom profissional é autónomo e não precisa de se misturar aos outros para ser performant. Acredito que o gestor pouco profissional tem necessidade de controlo, daí pedir aos funcionários voltar para o escritório mesmo que isto prejudique o seu desempenho.
maus gestores nao podem ter trabalhdores em teletrabalho.
Os trabalhadores em teletrabalho podem trabalhar como freelancers, assim nao precisam de ter que suportar maus gestores… que parvoice.
O teletrabalho é uma treta. 85% das pessoas usa o teletrabalho para poder fazer perto de nada.
A fonte da sua informação veio diretamente da sua cabeça não é mesmo? Duvido mostrar um estudo que prove isso.
Quem não quer trabalhar não trabalha em remoto nem presencialmente, isso é falsa questão…