Onomatopeia para descrever “o que deixa um homem louco na cama” tornou-se um pesadelo para muitos, graças ao poder das redes sociais. Alegado esquema de “pump-and-dump” deixa a “rapariga do Hawk Tuah” em maus lençóis.
Aquilo que começou na criação de uma onomatopeia para sexo oral parece estar a acabar da pior maneira possível para a “Hawk Tuah Girl“.
Aos 22 anos, Haliey Welch ficou famosa de um dia para o outro este verão. A jovem tornou-se uma sensação nas redes sociais através de um clipe de uma entrevista na rua, em que explica — em duas ocasiões — como se “deixa um homem louco na cama”.
“Tens de lhe dar aquele ‘hawk tuah’, cuspir naquilo”, disse, simulando para o microfone um gesto que associou a sexo oral — um momento do canal vox pop do YouTube, Tim & Dee TV, que desde então foi visto milhões de vezes pela comunidade online.
No dia a seguir, disse a própria, acordou famosa, e conta hoje com 2,6 milhões de seguidores no Instagram.
Entretanto, Welch aproveitou os “15 minutos de fama” que a mágica Internet lhe deu para começar a criar todo o tipo de conteúdos, desde o podcast “Talk Tuah” — que já contou com a participação do bilionário Mark Cuban, o rapper Wiz Khalifa e Jake Paul — a uma aplicação de encontros IA, Pookie Tools.
Construiu-se toda uma marca em volta da “cuspidela” da jovem natural do Tennessee, mas o seu mais recente investimento, uma criptomoeda baseada em memes, correu (muito) mal.
Alegado esquema rendeu 1,25 milhões de euros em duas horas
No passado dia 4 de dezembro, Welch lançou a $HAWK, a sua própria criptomoeda. Inicialmente a moeda virtual disparou, atingindo um valor de mercado de 490 milhões de dólares (471 milhões de euros), impulsionada por uma base de fãs no seu auge e uma agressiva campanha de publicidade nas redes sociais. Mas a bolha viria a rebentar quase tão rapidamente.
Happy thanksgiving!
Like, repost, and drop ur Solana wallets for a chance to claim some free hawk coins 👇 https://t.co/ByY2hq3tEE pic.twitter.com/YGTDEWIZ5a
— Haliey Welch (@HalieyWelchX) November 28, 2024
O valor da $HAWK caiu mais de 90% em poucos minutos e os investidores, muitos dos quais fãs de Welch, relataram perdas avassaladoras, acusando a criadora de conteúdos de ter elaborado um esquema de “pump-and-dump” — uma forma de fraude de valores que envolve inflacionar artificialmente o preço de uma ação através de declarações positivas, mas falsas e enganosas, de modo a vender as ações compradas a baixo custo por um valor mais elevado.
Os críticos alegaram que os “snipers” — entidades que adquirem grandes quantidades de um token no lançamento — causaram a queda de preços e detinham quase toda a oferta da moeda. Só uma carteira conseguiu adquirir cerca de 20% de toda a oferta da $HAWK, trocada por 1,25 milhões de euros apenas duas horas depois, de acordo com os dados da Cointelegraph.
A Securities and Exchange Commission (SEC) lançou uma investigação e os investidores, após muita especulação, interpuseram finalmente ações judiciais, alegando promoção enganosa da criptomoeda e abuso de informação privilegiada, de acordo com o The Independent: dizem ter sido alvo de um esquema para comprar uma moeda “de fingir” e pedem 150 mil dólares (144 mil euros) por danos causados.
Welch, que tinha insistido e garantido que a $HAWK não era uma maneira de obter dinheiro rápido e que a sua “equipa não vendeu um único token”, garantiu mais tarde em publicação no X “estar a cooperar plenamente para ajudar”.
“Levo esta situação muito a sério e quero dirigir-me aos meus fãs, aos investidores que foram afetados e à comunidade em geral. Estou a cooperar plenamente e estou empenhada em ajudar a equipa jurídica que representa os indivíduos afetados, bem como em ajudar a descobrir a verdade, a responsabilizar as partes responsáveis e a resolver este assunto”, lê-se, com um link abaixo que direciona os afetados para uma firma de advogados que está atualmente a processar a moeda.
Ironicamente, alguns aconselharam a jovem a assistir com atenção ao mais recente episódio do seu podcast, curiosamente intitulado de “Como Evitar Ser Cancelado”.
Não há paciencia para a desresponsabilização da sociedade.
A falta de responsabilidade pessoal e a cultura do “enriquecimento fácil” têm se tornado um problema na sociedade. Muitos veem as criptomoedas como uma solução mágica para enriquecer rapidamente, mas quando algo dá errado, ao invés de assumirem seus próprios erros e escolhas, culpam terceiros pela sua ganância e falta de preparo.
Tenho investido em Bitcoin ao longo dos anos, com ganhos e perdas. Aceito isso como parte do risco e mantenho controle sobre o que estou disposto a perder. Quando não ganho, a responsabilidade é totalmente minha, resultado das decisões que tomei ao investir.
Infelizmente, as notícias que vemos hoje mostram uma sociedade que valoriza apenas os direitos e esquece os deveres. Querem liberdade e autonomia, mas quando algo sai errado, transferem a culpa para outros, ignorando a própria ignorância ou ganância. Quando confrontados com a realidade, apelam ao “cancelamento” de quem fala a verdade, como se encarar os fatos fosse insuportável.
Esse tipo de mentalidade é insustentável. Não é possível construir uma sociedade sólida quando muitos acreditam que podem enriquecer sem esforço, apenas com um “clique” ou sem sair do sofá. Se continuarmos nesse caminho, vamos certamente enfrentar uma crise, porque uma sociedade que não aceita responsabilidade está fadada ao colapso. A economia não suporta riqueza sem produtividade!