Hawk Tuah: meme de sexo oral viralizou e já vai em escândalo milionário de criptomoedas

Instagram

Haliey Welch ficou conhecida um pouco por todo o mundo como “a rapariga do Hawk Tuah”.

Onomatopeia para descrever “o que deixa um homem louco na cama” tornou-se um pesadelo para muitos, graças ao poder das redes sociais. Alegado esquema de “pump-and-dump” deixa a “rapariga do Hawk Tuah” em maus lençóis.

Aquilo que começou na criação de uma onomatopeia para sexo oral parece estar a acabar da pior maneira possível para a “Hawk Tuah Girl“.

Aos 22 anos, Haliey Welch ficou famosa de um dia para o outro este verão. A jovem tornou-se uma sensação nas redes sociais através de um clipe de uma entrevista na rua, em que explica — em duas ocasiões — como se “deixa um homem louco na cama”.

“Tens de lhe dar aquele ‘hawk tuah’, cuspir naquilo”, disse, simulando para o microfone um gesto que associou a sexo oral — um momento do canal vox pop do YouTube, Tim & Dee TV, que desde então foi visto milhões de vezes pela comunidade online.

No dia a seguir, disse a própria, acordou famosa, e conta hoje com 2,6 milhões de seguidores no Instagram.

Entretanto, Welch aproveitou os “15 minutos de fama” que a mágica Internet lhe deu para começar a criar todo o tipo de conteúdos, desde o podcast “Talk Tuah” — que já contou com a participação do bilionário Mark Cuban, o rapper Wiz Khalifa e Jake Paul — a uma aplicação de encontros IA, Pookie Tools.

Construiu-se toda uma marca em volta da “cuspidela” da jovem natural do Tennessee, mas o seu mais recente investimento, uma criptomoeda baseada em memes, correu (muito) mal.

Alegado esquema rendeu 1,25 milhões de euros em duas horas

No passado dia 4 de dezembro, Welch lançou a $HAWK, a sua própria criptomoeda. Inicialmente a moeda virtual disparou, atingindo um valor de mercado de 490 milhões de dólares (471 milhões de euros), impulsionada por uma base de fãs no seu auge e uma agressiva campanha de publicidade nas redes sociais. Mas a bolha viria a rebentar quase tão rapidamente.

O valor da $HAWK caiu mais de 90% em poucos minutos e os investidores, muitos dos quais fãs de Welch, relataram perdas avassaladoras, acusando a criadora de conteúdos de ter elaborado um esquema de “pump-and-dump” — uma forma de fraude de valores que envolve inflacionar artificialmente o preço de uma ação através de declarações positivas, mas falsas e enganosas, de modo a vender as ações compradas a baixo custo por um valor mais elevado.

Os críticos alegaram que os “snipers” — entidades que adquirem grandes quantidades de um token no lançamento — causaram a queda de preços e detinham quase toda a oferta da moeda. Só uma carteira conseguiu adquirir cerca de 20% de toda a oferta da $HAWK, trocada por 1,25 milhões de euros apenas duas horas depois, de acordo com os dados da Cointelegraph.

A Securities and Exchange Commission (SEC) lançou uma investigação e os investidores, após muita especulação, interpuseram finalmente ações judiciais, alegando promoção enganosa da criptomoeda e abuso de informação privilegiada, de acordo com o The Independent: dizem ter sido alvo de um esquema para comprar uma moeda “de fingir” e pedem 150 mil dólares (144 mil euros) por danos causados.

Welch, que tinha insistido e garantido que a $HAWK não era uma maneira de obter dinheiro rápido e que a sua “equipa não vendeu um único token”, garantiu mais tarde em publicação no X “estar a cooperar plenamente para ajudar”.

“Levo esta situação muito a sério e quero dirigir-me aos meus fãs, aos investidores que foram afetados e à comunidade em geral. Estou a cooperar plenamente e estou empenhada em ajudar a equipa jurídica que representa os indivíduos afetados, bem como em ajudar a descobrir a verdade, a responsabilizar as partes responsáveis e a resolver este assunto”, lê-se, com um link abaixo que direciona os afetados para uma firma de advogados que está atualmente a processar a moeda.

Ironicamente, alguns aconselharam a jovem a assistir com atenção ao mais recente episódio do seu podcast, curiosamente intitulado de “Como Evitar Ser Cancelado”.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.