A produção de baterias em massa na China é o principal fator por detrás da descida dos preços dos carros elétricos.
O custo das baterias de iões de lítio registou a sua maior descida em sete anos, uma tendência que deverá levar a quem os preços dos carros eléctricos se aproximem da paridade com os automóveis a gasolina.
De acordo com o inquérito anual da BloombergNEF (BNEF) sobre os preços das baterias, o preço médio desceu 20% para 115 dólares por quilowatt-hora (kWh) em 2024. Esta redução é atribuída a um excesso de capacidade de produção, à diminuição dos custos das matérias-primas e a uma preferência crescente por baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) mais baratas.
O estudo analisou 343 pontos de dados relativos a várias aplicações, incluindo veículos elétricos, autocarros e veículos comerciais. As conclusões sugerem que os preços das baterias poderão descer abaixo dos 100 dólares/kWh até 2026 – uma referência fundamental para alcançar a paridade de preços com os veículos com motor de combustão interna. Este marco já foi alcançado na China, onde os veículos elétricos são agora mais acessíveis do que os seus equivalentes a gasolina.
A China está na vanguarda da produção de baterias, prevendo-se que satisfaça 92% da procura global – estimada em 1,2 terawatts-hora – em 2024. Este domínio está a exercer uma pressão descendente sobre os preços, desafiando os fabricantes mais pequenos, uma vez que as empresas maiores reduzem os custos para manter a quota de mercado. No entanto, é pouco provável que o excesso de oferta persista, uma vez que a produção de baterias para veículos elétricos está intimamente ligada às vendas de veículos, que estão a abrandar a nível mundial.
A BNEF prevê que os preços das baterias continuarão a descer, atingindo 69 dólares/kWh em 2030. No entanto, esta trajetória está sujeita a incertezas geopolíticas e políticas. Na Europa, países como a França e a Alemanha reduziram os subsídios aos veículos elétricos mais cedo do que o previsto, o que levou a uma adoção mais lenta e a uma nova pressão para reduzir os objetivos de emissões e adiar a eliminação progressiva dos veículos com motor de combustão interna.
Nos Estados Unidos, as tarifas propostas pelo Presidente eleito Donald Trump – 60% sobre as importações da China e 10%-20% sobre as importações de outras regiões – poderão colocar desafios adicionais aos fabricantes de baterias e à adoção de veículos eléctricos. Estes regimes tarifários aumentam a complexidade para os fornecedores e podem levar a um aumento do custo para os consumidores.