Governo atribuiu verba de 10 milhões de euros para substituição do equipamento. Mas já não deve conseguir fazê-lo antes das provas-ensaio, em fevereiro.
“As escolas reportaram necessidade de reparação ou de aquisição de 45.024 computadores”, disse ao JN o Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
O Ministério explica ainda que os diretores das escolas tiveram até outubro para reportar equipamento que estivesse danificado ou inutilizado. Agora, o governo vai atribuir uma verba de 10 milhões de euros para reparar este material. Mas há um problema.
De acordo com o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, “a execução implica irmos às compras públicas. Temos de cumprir um modelo muito burocrático, com prazos, que exige autorizações e cadernos de encargos. E as escolas não têm profissionais com conhecimento jurídico. Corremos sempre riscos”.
No fundo, o material pode não chegar a tempo das provas. As provas-ensaio, já em fevereiro, destinam-se aos alunos que vão realizar provas digitais no final do ano letivo.
Ao JN, Amândio Azevedo, diretor do agrupamento Joaquim de Araújo, em Penafiel, garantiu que já recebeu recebeu cerca de 8500 euros para investir em material digital, e que os alunos dos grupos prioritários, que beneficiam da Ação Social, com manuais digitais ou que vão fazer provas digitais, têm já todos equipamentos. “Já começo a acreditar na escola digital”, comenta.
Já o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, explicou que “houve uma mudança de política”: em vez de existir uma distribuição do material por cada escola, cada uma recebe uma verba estatal para adquirir os equipamentos.
Já no ano passado, o governo acabou por suspender a realização das provas em formato digital por falhas no acesso à rede e pela ausência de equipamento por parte de cerca de 13 mil alunos.
Este ano, todas as provas nacionais do 9.º ano serão feitas em formato digital, à exceção de matemática, que terá formato híbrido, com alguns exercícios em papel.