8 empresas atacadas, milhões afetados: espionagem chinesa nos EUA atingiu outra escala

2

ZAP // NightCafe Studio

Oito empresas de telecomunicações foram – ou estão a ser – atacadas; escala maior do que se pensava. FBI não vai notificar toda a gente.

A espionagem chinesa chegou aos EUA, e numa escala bem superior ao que se tinha comentado.

Oito empresas de telecomunicações foram afectadas por uma campanha de piratas chineses. AT&T, Verizon e Lumen Technologies foram três delas, revela a NBC News. Os nomes das outras cinco empresas não foram divulgados.

Como resultado, milhões de cidadãos dos EUA estavam a ser espiados, sem saberem. As mensagens de telemóvel e as chamadas estiveram a ser espiadas.

A revelação foi dada nesta quarta-feira por Anne Neuberger, responsável da Casa Branca no Conselho de Segurança Nacional.

Os hackers tiveram acesso a dados de telemóveis de um “grande número” de norte-americanos. Não toda a população, mas muita gente. E conseguiram roubar dados.

As autoridades dos EUA avisam que, provavelmente, ainda há hackers infiltrados em grandes empresas de telecomunicações norte-americanas.

“Existe o risco de comprometimentos contínuos nas comunicações até que as empresas dos EUA resolvam as lacunas de cibersegurança. É provável que os chineses mantenham o seu acesso”, alertou Anne.

O FBI está a notificar todos os cidadãos cujas chamadas foram controladas. Mas não vai notificar todos os cidadãos cujos registos de chamadas foram roubados.

Mas os EUA não foram o único país afectado. Dezenas de países também foram controlados, comentou Anne Neuberger.

A Chinanegou este esquema. “A China opõe-se firmemente aos ataques difamatórios dos EUA contra a China, sem qualquer base factual”, reagiu um porta-voz da embaixada chinesa em Washington.

ZAP //

2 Comments

  1. Brincadeira que um parvo desses tenha a cara-de-pau de se cadastrar na AIMA. O pior é que podem lhe atender primeiro do que a um cidadão correcto que esteja a esperar há meses.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.