Sócrates vai voltar ao Parlamento daqui a uma semana?

1

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro pondera presença em homenagem a Mário Soares no Parlamento. “Não foi só um amigo, foi muito mais do que isso (…) significou muito na minha vida, nos últimos anos”, confessa Sócrates.

José Sócrates está a considerar participar na sessão evocativa do centenário do nascimento de Mário Soares, marcada para 6 de dezembro no Parlamento.

Esta é uma exceção para Sócrates, que habitualmente recusa convites para sessões solenes, como lembrou ao Expresso: “Ao contrário de outras sessões, em que diria imediatamente que não, neste caso, vou pensar.”

Apesar de ainda não ter recebido o convite oficial da Assembleia da República, o ex-governante deverá ser convidado nos próximos dias, como é prática habitual para antigos chefes de Governo.

Sócrates referiu ter sido convidado para a sessão do 25 de Novembro, mas rejeitou o convite de imediato, reforçando que o contexto e a ligação pessoal a Mário Soares fazem deste evento uma ocasião especial. “Fui convidado, por exemplo, para a sessão do 25 de Novembro, mas disse logo que não iria”, disse ao semanário.

Mário Soares teve um papel central não só na política portuguesa, mas no caminho de Sócrates, que recorda que, nos últimos anos, a relação entre ambos foi próxima, com Soares a chegar a visitar Sócrates no Estabelecimento Prisional de Évora, durante o período em que esteve detido no âmbito da Operação Marquês.

Não foi só um amigo, foi muito mais do que isso. Eu fui um amigo e um grande admirador de Mário Soares. É alguém que significou muito na minha vida, nos últimos anos. E isso é uma coisa para mim, muito, muito importante”, vinca o ex-primeiro-ministro.

Contudo, admite que poderá optar por formas alternativas de celebrar a vida e legado do antigo Presidente da República.

A sessão evocativa, ao contrário da polémica gerada em torno da comemoração do 25 de Novembro, deverá contar com um maior consenso político, estando prevista a participação de todos os grupos parlamentares, incluindo o Chega, que, “em princípio”, estará presente, embora a eventual participação de Sócrates possa influenciar essa decisão, confirmam fontes do partido ao Expresso.

O evento incluirá honras militares e ajustamentos protocolares para homenagear a figura de Soares, seguindo um formato semelhante ao das comemorações do 25 de Novembro.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.