O SNS vai dar um prejuízo de mais de 217 milhões de euros. Inicialmente, o saldo seria positivo. Refeitas as contas, não será assim, e o governo culpa o antigo Executivo.
Seis dias depois de garantir que o saldo do SNS para 2025 seria positivo, o governo anunciou ontem que este será, afinal, negativo.
A passagem para a “zona vermelha” tem duas principais razões: por um lado, a receita vai ser menor, e passará de 16.854,7 milhões de euros para 16.530 milhões. Por outro, o investimento vai aumentar, o que também diminui a receita.
De acordo com a SIC Notícias, o documento inicial, o Governo previa gastar 8.356 milhões de euros e refeitas as contas esse valor salta para os 8.889 milhões de euros. É um aumento superior a 530 milhões de euros.
O Executivo culpou o anterior governo de António Costa pelo “aumento de despesa ainda não totalmente quantificada, pela reforma do SNS iniciada em 2024 com a extinção das Administrações Regionais de Saúde e criação da Unidades Locais de Saúde“.
A confusão também é justificada no antigo governo — estas mudanças fizeram cm que o aumento da despesa ainda não estivesse totalmente quantificado, diz o Executivo.
Para além disso, aponta a Renascença, vai ainda existir um aumento nos gastos com o pessoal e na aquisição de bens e serviços.
No OE 2025, aprovado na generalidade há cerca de três semanas, contabiliza-se já um aumento da despesa na saúde, em grande parte para financiar o SNS.
Só…. 530…. milhões…