O Governo esqueceu-se do novo passe sub23?

Dezembro é já para a semana e ainda não há indicações sobre o novo passe sub23 que deveria entrar em funcionamento… em dezembro. Este im’passe está a ser um “stress” para muitos jovens que esperariam ver um alívio na carteira já no próximo mês.

A 17 de outubro foi noticiado que o novo passe gratuito sub23 ficaria disponível em novembro, para poder ser utilizado em dezembro. A garantia foi dada pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) ao semanário Expresso.

O passe sub23 era, até então, apenas gratuito para estudantes. Agora, será alargado a todos os jovens até aos 23 anos.

Chegados 21.º dia de novembro, os jovens ainda não têm qualquer informação sobre como, onde e quando podem adquirir este novo passe – que deveria entrar em funcionamento daqui a pouco mais do que uma semana.

Mas estas não são dúvidas apenas dos jovens.

As próprias operadoras de transportes ainda não têm orientações sobre esta medida que vem inserida no novo Pacote Mobilidade Verde.

Contactado pelo ZAP, a 10 dias do final do mês, o TIP – Transportes Intermodais do Porto – confirmou o Governo ainda não deu orientações.

“Embora tenha sido veiculada a entrada em vigor [do passe sub 23] em novembro, com efeitos a partir 1 de dezembro, não dispomos ainda de orientações para a sua implementação”, informou o TIP, por resposta escrita.

“Aguardamos a todo o momento a Regulamentação da Resolução do Conselho de Ministros 134-C/2024 sobre o Pacote Mobilidade Verde | Portarias Passe Circula PT e Passe Jovens Gratuitos (…) Estamos certos, serão brevemente disponibilizadas ao TIP pela Área Metropolitana do Porto”, acrescentou a empresa.

Questionado, depois, se os Transportes Intermodais do Porto tinham a confirmação por parte do Ministério de que as orientações iriam chegar em breve ou se se tratava apenas de uma expectativa, a empresa respondeu: “Temos de facto a expectativa de receber em breve orientações que implementaremos com a maior celeridade possível”.

Ao longo deste mês, o ZAP tentou perceber qual era o ponto de situação do novo passe sub23, e constatou que – tanto entre os jovens como nas operadoras de transportes – há um desconhecimento generalizado sobre o tema.

Em várias lojas Andante, no Porto, ao longo deste mês, a resposta foi sempre a mesma: “Saiu notícia, mas nós não temos nenhuma indicação“.

Chegados precisamente a meio de novembro, no dia 15, o ZAP tentou contactar o Ministério, enviando, por escrito, três questões:

  • O novo passe sub23 vai mesmo ficar disponível este mês e poder ser utilizado em dezembro?
  • Quando é que as operadoras serão instruídas a adotar os procedimentos?
  • Em que data é que os jovens poderão levantar os passes?

Mas não obteve resposta.

Esta quinta-feira, o MIH informou no primeiro mês de Passe Ferroviário Verde (que entrou em vigor em 21 de outubro) foram vendidos 30.000 títulos.

O Passe Ferroviário Verde tem um custo de 20 euros mensais, permitindo viajar em todos os comboios da CP – exceto no Alfa Pendular e nos comboios urbanos já abrangidos pelos passes intermodais.

Esta quinta-feira, numa publicação no X, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz mostrou que os jovens deram um grande contributo, neste primeiro mês, com 40% das assinaturas.

Detalhadamente: 23% dos passes foram adquiridos por jovens entre os 21 e os 30 anos, enquanto 17% de assinaturas são de jovens até aos 20 anos.

No entanto, os jovens – principalmente os que já não são estudantes – parecem estar agora mais preocupados (e ansiosos) com o passe sub23.

“Vai ser um stress”

Junto à loja Andante da Casa da Música, Rui confessou ao ZAP que tem estado “stressado” em busca de informações sobre o novo passe gratuito, nas últimas semanas – mas sempre sem sucesso.

O já trabalhador de 22 anos conta que quer tratar deste assunto com antecedência “para evitar os constrangimentos que há todos os meses, na transição do mês, junto às lojas, por causa dos passes (…) mas assim vai ser impossível“.

“Já sei que vai ser um stress…”, lamentou.

Rui quer aproveitar ao máximo o “alívio mensal de 40€” e tratar disso o mais rápido possível, para não ter de “atrapalhar a vida”, no início de dezembro.

O jovem nunca chegou a ter oportunidade de usufruir do passe que atualmente está em vigor – gratuito apenas para estudantes -, uma vez que, quando esta medida foi lançada (pelo anterior Governo), Rui já tinha acabado os estudos.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.