Os resultados trimestrais da empresa foram os melhores desde 2013. Mas quem já pagou uma fortuna pelo Roadster vai continuar à espera.
A Tesla destacou-se nesta semana. Primeiro, pelos resultados que apresentou, depois da sua subida em bolsa.
Nesta quinta-feira as acções da empresa subiram 21,87%. É a maior subida num só dia desde Maio de 2013.
Há uma razão para este impulso: a Tesla apresentou o seu relatório e contas relativo ao período entre Julho e Setembro deste ano – e registou um lucro de 2,31 mil milhões de euros.
Além disso, os responsáveis da empresa estimam um crescimento de 30% nas vendas de automóveis no próximo ano.
Foi a maior subida trimestral interna em mais de um ano e foram lucros surpreendentemente altos, como destaca a agência Bloomberg.
Boa parte destes resultados surpreendentes, no terceiro trimestre, justificam-se com o Cybertruck.
A nova pick-up, que tem sido alvo de críticas duras e que serviu para um aviso do próprio Elon Musk, agora gerou lucro pela primeira vez.
Outros factores: redução nos custos de materiais, a expansão do negócio de energia e a venda de créditos para empresas que precisam de ajuda para cumprir limites de emissões.
Musk deverá continuar focado na autonomia dos Tesla. Outros projectos ficam para trás – como o Roadster, que foi adiado novamente, anunciou Elon Musk durante a referida apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2024.
Quem já pagou 45.000 euros pela reserva do “supercarro” (com aceleração até aos 100 km/h em menos de 1,9s) continua à espera. E vai continuar.