A mudança de hora origina mais acidentes rodoviários

Uma estatística curiosa para a data que se aproxima. Aparentemente, a “culpa” é da posição do Sol.

Já deve saber, mas pode estar esquecido: na madrugada do próximo domingo a hora vai mudar. Quando forem 2h da madrugada, o relógio passa a mostrar 1h.

O que não deve saber é que este atraso geral de uma hora na União Europeia origina… mais acidentes na estrada. Pelo menos no Reino Unido.

A Sky News está a avisar os condutores para ter um cuidado especial no domingo (e nos dias seguintes), precisamente por causa do que aconteceu na mesma altura do ano passado.

O relatório da The AA, a maior associação ligada aos automóveis no Reino Unido, mostra que o número de acidentes subiu 11% nos dias depois da mudança de hora em 2023, comparando com a média das duas semanas anteriores.

Ao longo da última década, em Novembro houve mais 183 acidentes com feridos do que em Outubro.

Mas porquê?

Aparentemente por causa da hora do nascer do Sol.

As pessoas estão habituadas a conduzir, por exemplo, às 6h da manhã – mas não estão habituadas a ter o Sol à frente na estrada, a essa hora (amanhece mais cedo).

E isso não é pormenor: no ano passado, 27 britânicos morreram e outras 2.363 ficaram feridas em acidentes onde a visão de um condutor foi afectada pelo “sol ofuscante”.

Além disso, anoitecer mais cedo também aumenta a probabilidade de acidente.

As noites mais escuras, as estradas escorregadias e a visão dos condutores prejudicada pelo sol baixo contribuem para o aumento das colisões entre o final de Outubro e o início de Novembro.

Nestes casos (e não só), estar atento, esquecer o cruise control e iluminar bem a estrada para ver e ser visto são dicas essenciais para evitar um acidente.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.