/

Fátima, 1917: o “milagre” que não terá sido milagre (mas também não foi um cometa)

55

Hemeroteca Digital CM Lisboa

70 mil pessoas viram algo muito estranho na Cova da Iria, a 13 de Outubro de 1917. A 13 de Outubro de 2024 o cometa recupera o assunto.

No dia 13 de Outubro de 1917, cerca de 70 mil pessoas estavam em Fátima, na Cova da Iria. Todas juntas à espera de ver Maria – os três pastorinhos tinham dito que haveria uma aparição naquele dia. Todos disseram que viram algo muito estranho em Fátima naquele dia: um movimento do Sol, quase de ponta a ponta do céu, como se houvesse mais do que um. Foi o “Milagre do Sol”.

No dia 13 de Outubro de 2024, milhares ou milhões de pessoas viram o cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS. Foi o protagonista da noite astronómica de domingo, há inúmeras imagens e vídeos em Portugal que mostram a passagem do cometa.

13 de Outubro, nos dois casos. Claro que se colocou a pergunta: e se o “Milagre do Sol” era um cometa?

Não era.

Mas também não deve ter sido alucinação colectiva, ou uma mentira orquestrada por tanta gente.

Muitos astrónomos acreditam que aquelas pessoas – e muitas outras, mas sem relatos – viram um parélio.

Um parélio, ou falso sol, é um fenómeno óptico atmosférico raro, lembrava a Super Interessante.

A luz do Sol atravessa um cirro (um tipo de nuvem) feito de cristais de gelo; se os cristais estiverem em posições bem específicas, repartem, espalham a luz solar – e aí parece que há vários exemplares do Sol ao mesmo tempo.

É quase como se houvesse um Sol ao centro e dois espelhos, um de cada lado.

As nuvens escuras, e mais baixas, que estariam no céu de Fátima naquele dia, terão escondido duas “réplicas” do sol quando o parélio começou. Já estavam lá, mas não se viam. As nuvens continuaram a sair do sítio, como habitual, e esconderam uma imagem do Sol enquanto mostrava outras.

Percebe-se porque se pensou que era o Sol que se estava a mexer. Mas eram as nuvens que se mexiam e mostravam/escondiam o tal fenómeno.

Há relatos de que as pessoas viram um Sol a girar à volta do seu próprio eixo, ou que se estava a mover dentro de uma caixa. Foram 10 minutos assim, escreveu o então professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, José Almeida Garrett.

Judah Ruah / Illustração Portugueza / Wikimedia

Milhares de pessoas em Fátima, a 13-10-1917

O Observador deixou há uns anos outras hipóteses para este momento histórico de 13 de Outubro de 1917.

Uma delas é a gravidade: quanto mais afastados estiverem o centro de massa do Sol e o centro de massa do Sistema Solar, maior será a amplitude desse movimento solar.

Outra é a poeira estratosférica: conjunto de partículas que pairam na camada atmosférica logo acima da mais próxima à superfície terrestre. Há outros relatos científicos que descrevem (outros) momentos em que uma nuvem de poeira estratosférica alterou o aspecto do Sol.

Também pode ter sido tempestade solar, passando por erupções solares, ejecções de massa coronal, tempestades geomagnéticas ou um evento de protões solares.

E ainda há o síndrome de Jerusalém. O quê? Aqui o contexto é mental: as pessoas passam por ilusões ou experiências psicóticas de fundo religioso ao visitar espaços de adoração.

Já agora, encontrámos um relatório antigo (muito antigo) das observações de meteoritos um “pouquinho” mais a norte: em Bristol, Reino Unido. O documento indica que a sequência de meteoritos daquela altura começou no dia… 13 de Outubro de 1917.

Será? Não sabemos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

55 Comments

  1. Como uma pessoa não pode rir desses “cientistas” que criam estudos e teorias sem observação do fenómeno e geram conclusões sempre opostas aos milhares de pessoas que observaram incluindo observadores de um regime fascista opressor que algo poderia ferir a sua retórica era censurado e eles aceitaram com verdade absoluta. Qualquer desculpa serve para validar as suas crenças para se tornarem verdade ou pior fazem isto com malícia para desviar as pessoas da verdade.

    20
    9
      • O milagre foi anunciado com muita antecedência, coisa que nenhum cientista consegue explicar. E se houve quem não visse nada e milhares que viram tudo durante vários minutos, isso também exclui o “fenómeno atmosférico” dos cientistas. Se existisse tal fenómeno durante vários minutos, visto por milhares, e houvesse quem não o visse, então quem não o tinha visto teria de ser ceguinho.
        O que sucede é que Deus se manifesta a quem entende que o merece. Muitas vezes aos pobres e humildes, mas que crêem e recebem Jesus Cristo. Aos pecadores que verdadeiramente anseiam e procuram a redenção e a salvação em Cristo. Sempre assim foi. Deus é soberano, e aos Seus olhos não somos todos o mesmo. Relembro a Palavra: “Mas, a quantos o receberam, aos que nele creem,
        deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” Jo 1, 12. João não diz “mas a todos todos todos…”, João diz o que transcrevi. Relembro ainda as palavras do próprio Jesus Cristo: “Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés e, acometendo-vos, vos despedacem.” Mt 7, 6
        Por conseguinte, sim, talvez aos olhos de Deus, muitos que ali estivessem não fossem dignos de verem o milagre do sol. E isso é entre Deus e eles. Ninguém tem mais nada a ver com o assunto.

        4
        5
    • O Pai do meu Avô esteve lá era funcionário Pulblico uma pessoa idónea e afrirmou ao meu avô que ainda e vivo com 91anos que nao viu absolutamente nada.
      Disse essa informação no seu ceio familiar porque Leiria era bastante catolica e nao convinha muito contrarear os malucos se nao ate era capaz de perder o emprego.

      14
      9
    • “Foram 10 minutos assim, escreveu o então professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, José Almeida Garrett.”

      11
      3
      • E depois ? Foi o tempo que esse fenómeno atmosférico durou. Vamos logo dizer que foi Milagre ? Todos sabemos que no tempo de Salazar a Igreja tinha Colinho do Governo . . . e do ex- seminarista e amigo do Cardeal Cerejeira. E também sabemos que Fátima se transformou numa máquina de fazer dinheiro da Igreja .

        5
        3
  2. Bem …
    Se foi um fenómeno natural o aparente movimento do sol, foi um milagre 3 crianças analfabetas preverem e anunciarem com bastante antecedência a ocorrência desse acontecimento.

    43
    4
    • Exatamente. Essa e a grande questão. Como sabiam estas crianças que algo de mto diferente iria acontecer naquele dia e aquela hora? Da que pensar

    • Exatamente…. terem sabido deste movimento solar , já por si é milagre… como a Bíblia descrever em Revelações , escrito por homens segundo os ateus dizem , tudo o q se está a passar nos dias de hoje..sendo a principal : que não conseguiremos deslindar a verdade da mentira e por isso um falso Cristo se fará passar pelo q está para vir. Mas livre arbitrio… assim está escrito tb.

      3
      1
    • as crianças não previram. O que estava previsto era apenas uma nova aparição. Foi no próprio dia que pediram a N.Sra para ela fazer um milagre

      1
      1
  3. Há observações recentes de OVNIS que apresentam algumas das caraterísticas observadas em 1917. Mas é claro que a religião é uma resposta muito mais “científica” e racional do que essas aldrabices de OVNIS…

    17
    2
    • A escolha é sua ,não temos todos de ter a sua opinião. Deus deu- nos livre arbitrio. A vida é sua e a eternidade tb . A minha opinião só muda a minha conduta…o mesmo em relação a si..

  4. Há realidades, cujo entendimento nos transcende . . . mas que existem! . . . tal como existem átomo e partículas subatómicas e durante milénios a humanidade deles não tinha conhecimento! . . .
    Temos que ter a sabedoria para humildemente aceitar que há muito mais mundo do que aquele que o nosso olhar consegue ver . . . Há muito mais do que a chamada ciência, a que recentemente, após o sec. XIX, uma grande parte da humanidade se curva , nos afirma como verdade. . . . Acordemos, antes que seja demasiado tarde! . . .

    28
    2
  5. O “Milagre do Negócio” , A Cidade de Fátima diversos Negócios e o Santuário com os vendilhões do Templo não está mal en termos de receitas . Milagre ????? ….claro que é Milagre !

    9
    9
  6. O que é irónico foi a aterrizagem numa azinheira e a falar português… só para crianças ! Irónico ,é logo após a inventona , duas dessas crianças morrerem … É , isto cheira mesmo mal…

    4
    12
    • Eu acho que poderia ter sido aparição alienígena, e se assim foi, a comunicação foi feita não por palavras nas sim por telepatia, há casos verídicos que nunca dão comentados, nem hoje, que as pessoas não estão preparadas para tal.
      E muito mais haveria a dizer…Chegaríamos aos seres que foram considerados Deuses e que constam nas pinturas rupestres, os humanos só desenhavam o que viam, e ao constatarmos hoje os seus desenhos, sabemos que nós humanos não estávamos sós.

  7. Quanto mais entro nas igrejas, mais me perco e vejo menos possibilidades de encontrar Cristo. E já passou um século desde as ditas aparições…!!!

  8. Eu acho que para chamar de milagre e ter atraído muita gente, o fenômeno foi mais significativo do parélio ou essas desculpas do vento solar. E, por isso, bastante difícil de explicar. É como a estrela de Belém. A estrela de Belém foi um cometa?! Mas a estrela de Belém foi um fenômeno mais local e significado do que um cometa. A estrela de Belém deslocou-se ficou perto e em cima do local do nascimento de Cristo. Um cometa não faz isso. Tal como o fenômeno em Fátima, foi mais forte mas haverá sempre quem tente dizer que não passou de qualquer coisa natural. Mas se assim fosse como se explica o como milagre coletivo e com previsão no tempo e no espaço no sol?

    11
    1
  9. Muitas explicações científicas se podem dar á cerca do fenômeno que sucedeu nesta data, mas como é que as crianças que já vinham a dizer desde 13 de maio d 1917que viam o que diziam ver adivinhavam q no 13 de outubro ia acontecer um fenômeno á vista de toda aquela gente ? eles eram cientistas?não , eles eram astrónomos? Não, eles eram é videntes isso sim. Pois só os videntes tem essa capacidade. Era muita coincidência dizer que iria naquele dia
    Armindo acontecer um fenômeno e ele acontecer mêsmo e precisamente naquele momento em que se encontrava ali toda aquela gente para que fossem testemunhas daquele fenômeno. Agora que aconteceu alguma coisa que os ciêntistas por mais que dêem voltas não conseguem explicar não , os cientistas não conseguem dizer porque é que as crianças disseram que ia acontecer alguma coisa e aconteceu mesmo.

  10. Fátima é sem dúvida um lugar especial. Quem lá chega, crente ou não, normalmente tem uma sensação de paz ou reconforto. No entanto, independentemente de acreditarmos que tenha sido um milagre ou um fenómeno natural pré -anunciado (o que não deixa de ser, no mínimo, estranho…) ou um encontro extraterrestre, a verdade é que Fátima se perdeu no meio dos “vendilhões” do templo… e isso é que é triste… o que deveria, supostamente, ter sido um lugar de proximidade com Deus, que é simplicidade e amor, tem hoje muito “ruído” (ostentação e consumismo) que lhe tira essa áurea que muitos procuram encontrar quando vão a Fátima… e eu tenho muita pena que assim seja ..

    19
    1
  11. J deá aconteceu a tanto tempo. Foi importante aconteceu pronto.
    Mas não acredito que seja essas tretas científicas que desacreditam tudo. Eu acredito em Deus. Há quem não acredite.
    Paciência. Só não concordo é com o que fizeram a nível comercial e logo ali ao lado do santuário. Mas pior ainda é dizer que se acredita. E lá, ou nas igrejas portam se que nem Santos e cá fora são dêmos. No trabalho, no dia a dia, porque não se tentam melhorar?! Porque se tratam tao mal. Devíamos nos perguntar que valores ensinamos aos nossos filhos futura geração. Que diga se de passagem irá cuidar dos seus antecessores (inclusive pais) Se acreditam em Deus mais 1 razão para ver nos outros, irmãos. E sermos indulgentes com os erros dos outros. Mais 1 razão para (apesar nem sempre nos gostarmos 1s dos outros) pelo menos, nos respeitamos. Porque não analisamos a nossa consciência diariamente e perguntamos a nós mesmos se não erramos em alguma coisa.

  12. Como defensor da ciência e algum cepticismo em relação à religião não deixa de ser controverso porque a ciência apresenta várias teorias e todas elas de conhecimento geral, a verdade é que foi previsto e aconteceu alguma coisa. Os cometas têm um intervalo de tempo para fazer a sua trajetória tal como a terra, a lua e todos os planetas do nosso sistema solar, é matemático. Agora 1917 era um período de pouca informação, cabe às pessoas interpretar da maneira que quiserem, quase como a bíblia. Respeito e aceito a opinião religiosa mas acredito que tenha sido um fenómeno espacial. De resto andamos preocupados em perceber o espaço e o sobrenatural quando a maior descoberta está dentro de nós. Charles de Gaulle

  13. O meu avô era de Chiqueda, freguesia de Aljubarrota, Concelho de Alcobaça. Toda a vida o ouvi dizer que nossa senhora era para ter aparecido na sua terra, no entanto nunca dei importância a isso. À poucos anos um primo da minha mãe e mais tarde outra familiar, confirmaram-me a versão. A igreja católica queria comprar a quinta de um grande agrário da terra para fazer acontecer o fenómeno, no entanto ele não o quis vender. Essa notícia ainda saiu num dos números do jornal Alcoa da época, mas assim que os srs.da igreja se aperceberam, mandaram logo retirá-lo de circulação. O primo da minha mãe ainda guardou um desses exemplares, que com muita pena dele se perdeu.
    Se eu já não acreditava esta história veio reforçar ainda mais o meu descrédito e mais uma vez verificar quantos milhões a igreja não tem ganho à custa do infortúnio das pessoas.

    1
    3
  14. Tudo o que descreve parece corresponder, mas não irei procurar nada a comprová-lo!
    Felizes os que viram! “Felizes os que acreditam sem terem visto!”
    O fenómeno ou o milagre, como queiram, aconteceu em resposta ao pedido da Lúcia a Nossa Senhora. Fenomenal! Aconteceu nesse exato momento! E para quem dúvidas tivesse, a terra ficou absolutamente enxuta em instantes! Isto também faz parte do tal cometa?
    Eu tive a sorte de ver, há uns meses, julgo que abril, em Lisboa, o céu com clarão verde, e a cauda rosa, laranja e amarelo. Encheu-me o coração! É extraordinário!!! Mas também me encheu o coração ler algumas partes (quem dera já tivesse conseguido ler todo o livro) das “Memórias da Irmã Lúcia”. É impossível ficar indiferente! E, nesta hora de guerras, como precisamos de conhecer a mensagem de Nossa Senhora aos pastorinhas, isto é, para todos nós.

  15. Procurar compreender o que nos transcende só com uma grande dose de humildade….só os maiores cientistas reconhecem o tamanho da sua ignorância, há fenómenos paranormais que serão certamente sinais e avisos da urgente necessidade de mudanças individuais e coletivas sob pena da humanidade perder o seu rumo e sentido…o fenómeno de Fátima ter acontecido em pleno horror da 1 Guerra Mundial, veio alertar até onde pode chegar os desaires e destruição dos ditos senhores poderosos e gananciosos da guerra arrastando inocentes mobilizados às ordens de quem nem para o meio da guerra vai, e se isso nao for razao de contestação e revolta coletiva contra essas forças escravizadoras a humanidade nao terá futuro…desde essa altura que um grande numero de pessoas têm feito frente e contestação a uma serie de tiranos que tem permitido a muito custo e com muitos erros pelo meio se ter chegado até aqui com muitas dificuldades, e que nesta fase se assiste a um retorno e a um retrocesso civilizacional com novas guerras por incompreensão dos choques civilizacionais nao respeitando as diferenças e incapazes de alianças civilizacionais que visem em primeiro de tudo a salvaguarda dos recursos do planeta e a continuação do milagre da vida ter acontecido na Terra com a ajuda do Sol no meio de triliões de outras estrelas que sustentam um universo intocado e desconhecido de todos…o milagre não está em saber se o Sol se mexeu ou não, tal só pode ser afirmado na óptica do observador e testemunha que ele sim se mexe e isso é um milagre, cada um devia continuar a mexer se para fazer o seu melhor com tanto ainda por fazer , o que devia mobilizar crentes e nao crentes, o resto são divagações e conjecturas dos que ainda se perdem em buscar certezas e verdades que não nos são compreensíveis e acessíveis por desgastes em tantos desentendimentos e opiniões inúteis, e que impede que o Sol ilumine o caminho na cegueira em que tantas vezes mergulhamos por olhar mas não conseguir ver…

  16. Em milagres acredita quem quiser !
    Se uma pessoa quer acreditar que foi um milagre . . . tudo bem.
    Mas se não acreditar . . . tudo bem na mesma. Não podemos é ser fundamentalistas ! Como foi a Igreja Católica quando tinha força e poder ! E como são hoje “outras” Igrejas. . .

  17. E se o cometa de 13 de Outubro de2024, não é um Cometa ,,, e está heimm,,,, a ciência tenta á muitos anos descobrir o início do universo, mas por aquilo que já li e muito li, ainda não chegaram lá nem estão tão perto assim.

  18. O pai da física português disse num congresso onde estive presente três verdades:
    1- Quem está neste auditório, nenhum vai estar cá daqui , no limite, a algumas décadas;
    2- A ciência não sabe nem nunca vai saber tudo, caso isso acontecesse deixaria de ser ciência;
    3 – O big bang é como todos sabemos, uma teoria para responder ao desconhecido, frisou, uma teoria e, daqui a centenas ou milhares de anos muitos outras vão existir a justificar o aparecimento do universo e rematou, umas iriam parvalecer durante alguns anos, outras algumas décadas e outras ficam de imediato sem efeito.
    Porque é algo que inquieta as pessoas, logo é legítimo aparecerem teorias

    • Essa lógica é aplicada á religião, é uma teoria que existe o Deus da biblia, tens livros que foram escritos 2000 mil anos atrás que supostamente são fundamentais e aceites como verdade absoluta no entanto qualquer tentativa da ciência explicar esses fenômenos, é uma ofensa para com os religiosos, pois é complicado aceitar que uma verdade ou crença que se teve durante grande parte da sua vida, pode ser apenas uma história e nada mais que isso, toda a gente que seja imparcial sabe que maior parte das religiões são copia da mitologia pagã a unica diferença é que deixaram de se fazer sacrifícios.

  19. O principal problema que, em qualquer lugar, só há consumismo se houverem consumidores. Ponto final parágrafo.
    E depois ha os cuscas, que vão lá apenas para depois criticarem. Se fossem com a intenção de estar em silencio e oração, não haveria tanto falatório do contra…mas como em tudo há os contras. Mas ainda bem que se vê os milhares de pessoas que lá vão, com ou sem aflição, mas não passam sem VISITAR A NOSSA MÃE DO CÉU.
    Só quem nunca precisou, quem nunca foi católico praticante, quem não tem FÉ, quem Não ACREDITA QUE EXISTE algo superior a todos nós, é que pode falar contra. Mas tenho pena dessas almas num corpo, desses espíritos que um dia irão padecer até pagarem CÁ, o que devem e andam só a azocrinar quem está em sossego. Pena de que são aqueles que receberam um dinar, mas enterraram-no com medo. Maus perdedores, más figuras. Deixem que vos diga : COM DEUS, TUDO ! SEM DEUS, NADA ! Colocar a mão na consciência e pensar, pensar muito na condição de ser humano se valerá a pena não acreditar QUE HÁ “UM SENHOR DA VIDA” e que só Ele dá a vida e a pode tirar também. Num repente não somos ninguém.

    3
    0
  20. Alô a todos os que estão aqui….referente este assunto primeiro temos de pensar como é possível depois de uma enxurradas choveu bastante de seguida secaram logo imediatamente , teria sido a lavandaria ali da esquina la fazer o serviço lava e seca… portanto não vale a pena inventar porque naquele tempo não havia filmes de Hollywood e as pessoas não tinham conhecimento ref . a essa ciência, portanto nós é que somos os inventores e eles é que são os puramente verdadeiros .

  21. Pode ser qualquer uma das hipóteses apresentadas.
    Mas fico satisfeito por saber que as 3 crianças sabiam exactamente que naquele dia ia acontecer alguma coisa de diferente. Deve ter sido os astrónomos ou os cientistas do regime que as instruiram para elas dizerem que algo ia acontecer e que seria um milagre.

  22. Esse tal de “professor” é um comunista de esquerda
    Não sabe o que diz e quer que algumas dúzias de desinformado acreditem nele. Só lembrando Jesus está voltando é meu dever informá-los.

    1
    1
  23. Finalmente alguém explicou exatamente tal como é!! Respeito quem seja crente mas não deixa de ser mito, não existe deus, é como escrever um livro as pessoas lêem e acreditam no que querem!! Já a ciência é algo que realmente acontece o planeta não foi criado por Deus pois já existiam pessoas no planeta terra e seres vivos!!! Acreditam tanto em Deus e são onde existem os maiores pedófilos, onde estão cheios de dinheiro e não usam esse dinheiro para matar a fome crianças, vergonhoso!!! E depois vêm falar de crenças!!!

  24. A maioria dos comentários é de gente ingénua, ignorante, em 1917 era o tempo da primeira república, falam aqui de Salazar etc etc… é de todos sabido que foi um fenômeno físico. O povo era ignorante e continua a ser.. e continuam a espalhar o tal milagre de Fátima, santa ignorância, vejam mais futebol e novelas…fica- vos bem

  25. Oh amigo Jesus era um grande hippie e se fosse vivo não pactuava com a igreja, responsável por muitos crimes de pedofilia e atenção sou de direita, mas tenho valores

    1
    1
  26. Olá. Seja o que tenha sido, de acordo com as partes, sejam elas quais forem, sejam em sintonia com algo maior. Se está em falta ou não, ou mesmo certo aproveitamento, se compreendo bem ou mal, como a presença de algo durante um tempo nesse dia do Sol em Fátima, onde a única foto mais nítida está virado para as pessoas a olharem para cima. Só não entendo porque não há mais fotografias, porquê?
    Para terminar, existe vida depois da nossa morte, na forma como nós poderemos interpretar melhor entre nós durante a vida e a não só humana. Há provas reais, basta procurarem, inclusive fotos bem nítidas da existência de outros seres. Como já está em certos escritos e arte durante o tempo.
    É o que é perante o que tiver de ocorrer se alguma vez possamos ser muito mais, contribuindo para um coletivo interior e daí ao eterno Universo.

  27. Há corpo e há alma. Pois. O corpo é constituído de átomos e moléculas, e a alma? Se um ser espiritual se desloca no espaço e no tempo, se comunica e é capaz de tomar decisões, tem de ser feito de qualquer coisa. Quais são os átomos e moléculas espirituais? Quais são as suas propriedades?…Pois…

  28. Não é Milagre, mas sim mais uma vez a demonstraçao da existencia de Deus, o Criador.
    A Estrela de Belem era uma Nave, esse Milagre do Sol era outra Nave, tinha eu 12 Anos esteve tambem uma Nave à minha frente com uma luy extremaente forte Branca.
    Lembram-se o ALtissimo “mora num outro Mundo”, e esse Mundo náo o nosso Universo visivel, primeiro porque é um sitio Hostil, náo é perfeito, e por outro lado um dia terá um fim, e Ele diz que o seu Reino não terá fim.
    Porque é que as pessoas acreditam em Livros e Escritos de Humanos, historietas, etc. e náo dão a mesma credibilidade ou tratamento ao que está escrito na Biblia? ALguem tem provas do contrario do que lá está escrito?!

      • Se eram Humanos, fica a duvida, eu penso que os do Reino do Conhecimento, da Ciencia e da Sabedoria estiveram na Terra várias vezes.
        De qualquer maneira eram gente Intgeligente, não eram do Mundo das Trevas,
        Quanto às Provas, cabe a voce provar que tudo o que lá está dito não verdade. Vá lá, os tipos da “Coerencia Argumentativa”, os Espertos que facam a tentativa, vá lá.
        Entre nós há criaturas do Mundo das Trevas, são Cães. Exactamente comportam-se como cães, o primeiro “sinal” é que onde aparecem tomam conta do “territorio”, afastam todos. o 2º sinal, é que Ladram, respondem de voltam a atacar e a agredir psicologicamente os outros. o 3º Sinal,m é que as criaturas sabem tudo à sua volta, estão atentissimos a todo e qualquer movimento à sua volta, tem o DOminio geral do seu territorio. 0 4º Sinal a INVEJA, os gajos sao Burros , não tªem conhecimento da Ciencia, limitam-se às suas capacidades da “Coerencia Argumentativa”, mas quando encontram alguem com conhecimento da Ciencia e entram em dialogo, a conversa é de pouca dura, ficam invejosos e toca a perseguir. Os Narcisistas pertencem a esse grupo.

  29. Diz o texto:
    ‘Há relatos de que as pessoas viram um Sol a girar à volta do seu próprio eixo, ou que se estava a mover dentro de uma caixa.’
    Supostamente essas pessoas que viram o sol a girar, ficaram cegas.
    É sabido que não se pode olhar o sol e não creio que, à época, essas pessoas usassem ou tivessem disponiveis filtros para proteger os olhos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.