O avião espacial ultrassecreto X-37B vai fazer manobras nunca antes vistas no regresso à Terra

Boeing Space

Uma ilustração do X-37B a efetuar uma manobra de aerobraking utilizando a resistência da atmosfera terrestre

O X-37B, um avião espacial secreto e experimental, está a preparar-se para fazer uma nova manobra de travagem atmosférica, conhecida como “aerobraking”, no seu regresso à Terra.

A Força Espacial dos EUA anunciou que o seu X-37B vai efetuar um novo tipo de manobra de travagem especializada, quando regressar à atmosfera terrestre.

Este procedimento chama-se “aerobraking” uma série de descidas controladas na atmosfera terrestre, em que a nave utiliza propositadamente a resistência aerodinâmica para alterar a sua órbita sem consumir demasiado combustível.

“Esta nova e eficiente série de manobras demonstra o empenhamento da Força Espacial em alcançar inovações revolucionárias à medida que realiza missões de segurança nacional no espaço”, afirmou o Secretário da Força Aérea dos EUA, Frank Kendall, em comunicado.

Como explica a Live Science, esta técnica poderá permitir ao X-37B alterar a sua órbita de forma rápida e imprevisível, dificultando o seu rastreamento por outros países.

O X-37B é uma nave operada à distância, construída pela Boeing para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, motivo pelo qual alguns detalhes das suas missões são confidenciais.

A nave foi lançada em dezembro de 2023 para a sua sétima missão (OTV-7), transportada por um foguetão SpaceX Falcon Heavy, e tem operado numa órbita elíptica, variando entre 300 e 35.750 quilómetros de altitude.

O avião espacial já está a ser testado há 15 anos e pode permanecer em órbita durante anos consecutivos, como demonstrado na missão OTV-6, onde durou 908 dias.

Embora os detalhes sobre o X-37B sejam limitados, a Força Espacial dos EUA indicou que as suas missões incluem, fundamentalmente, testar tecnologias de reconhecimento espacial e estudar os efeitos da radiação em materiais.

Como escreve a Live Science, uma das experiências envolve a transmissão de energia solar do espaço para a Terra.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.