Restos do furacão e um rio atmosférico trazem mau tempo que deve prolongar-se até ao final da semana. Aviso laranja em nove distritos e perigo de inundações, derrocadas e deslizamentos de terra em alguns locais.
A interação dos remanescentes do furacão Leslie vai trazer chuva intensa e trovoadas a várias regiões de Portugal continental a partir desta terça-feira.
A nova depressão atmosférica, nascida a partir dos restos do furacão Leslie, traz chuva que se se intensificará ao longo deste dia 15 de outubro, com maior impacto nas regiões a sul do rio Mondego, como Beira Baixa, Alentejo, Lisboa, Coimbra e Algarve, de acordo com o portal Tempo., depois de um fim de semana marcado pela tempestade Berenice que levou chuva ao Centro e Sul do país.
Nas primeiras horas de hoje a tempestade atinge o Algarve, com aguaceiros fracos a dispersos no Norte do país. A partir do meio-dia, a precipitação será mais intensa e acompanhada de trovoadas, principalmente no Algarve, Setúbal, Beja e Lisboa. A precipitação irá progressivamente estender-se ao resto do território.
Rio atmosférico pode provocar inundações
Este fenómeno será reforçado por um “rio atmosférico”, uma corrente de humidade subtropical, que aumentará a intensidade da chuva em várias regiões.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para nove distritos do país devido à previsão de precipitação abundante. Os distritos mais afetados inicialmente incluem Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, mas o mau tempo avançará para norte ao longo do dia, atingindo Évora, Portalegre, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra.
Este cenário de chuvas intensas poderá provocar inundações localizadas, derrocadas e deslizamentos de terra, especialmente nas áreas montanhosas como a Serra da Estrela, Serra de Grândola e algumas regiões do Algarve. As zonas mais expostas ao vento de sudoeste, como o sistema montanhoso Montejunto-Lousã, também podem ser fortemente afetadas, com previsão de rajadas de vento que poderão atingir os 60 km/h no Centro-Sul e até 70 km/h na Beira Alta.
Chuva até ao final da semana
Na quarta-feira, 16 de outubro, as chuvas continuarão, afetando sobretudo o Norte e o Centro do país, e serão localmente fortes.
Este padrão de tempo instável deverá prolongar-se até ao final da semana, com possibilidade de mais precipitação até sábado, 19 de outubro.
No entanto, nas regiões autónomas dos Açores e Madeira, espera-se tempo mais seco, exceto em algumas ilhas onde também poderão ocorrer chuvas pontuais.