Além da morte de uma mulher, outras pessoas ficaram doentes – todas depois de terem ido a uma pizzaria na Alemanha.
A política alemã está a investigar uma morte suspeita, além de várias pessoas que ficaram doentes – todas depois de irem a uma pizzaria.
O caso aconteceu em Schwarzenfeld, no distrito de Schwandorf (Baviera): uma mulher comeu tortellini na pizzaria em causa e, poucos dias depois, morreu.
Além disso, várias pessoas queixam-se de sintomas estranhos, ficaram doentes, após terem estado na mesma pizzaria.
A Secretaria de Estado da Saúde e Segurança Alimentar examinou então amostras do tortellini que um dos clientes anos tinha comido. E detectou a origem provável destes problemas: a bactéria Bacillus cereus.
As intoxicações causadas por esta bactéria surgem quando comemos alimentos contaminados com o microrganismo e/ou com as enterotoxinas que produziu durante o seu crescimento.
A bactéria surge no solo e transfere-se facilmente para alimentos graças à contaminação com partículas de solo ou poeiras
Só é perigosa se for ingerida em grandes quantidades e, normalmente, são intoxicações de curta duração e pouco graves, mas este caso foi diferente.
Um porta-voz do gabinete distrital de Schwandorf explicou que, como o tortellini não foi cozinhado e não terá tido a protecção adequada, a bactéria pode ter entrado no prato durante o processo de preparação, cita o Der Spiegel.
Os investigadores tentam perceber se o caso envolveu lesões corporais negligentes em múltiplas vítimas.
A pizzaria já fechou entretanto.