/

Falso Brad Pitt em burla de 325 mil euros a duas mulheres

2

Um grupo criminoso de cinco pessoas foi detido em Espanha, por um esquema fraudulento conhecido como “Falso Brad Pitt” e que passa por fingir ser o actor norte-americano para burlar mulheres.

Os burlões fingiram ser o actor numa “suposta plataforma da Internet de fãs” de Brad Pitt, como refere a Guardia Civil espanhola em comunicado. Duas mulheres acabaram por cair na “cantiga do bandido” e foram enganadas em 325 mil euros.

Os detidos convenceram estas mulheres de que tinham “uma relação sentimental” com o actor verdadeiro. Então, o falso Brad Pitt propôs-lhes que investissem-se em projectos em que estaria envolvido.

Uma das vítimas acabou por passar aos burlões 175 mil euros enquanto a outra cedeu 150 mil euros.

Estudaram as vítimas nas redes sociais

Os suspeitos “estudaram previamente as redes sociais” das vítimas e “fizeram um perfil psicológico”, descobrindo que eram ambas “pessoas vulneráveis, com deficiências emocionais e em estado de depressão“, explica ainda a Guardia Civil.

Chegaram a trocar mensagens com elas, através do email e de plataformas de mensagens instantâneas, aproveitando-se da sua busca pelo amor para as levarem a crer que namoravam realmente com Brad Pitt, com promessas de um futuro juntos.

O esquema envolvia, pelo menos, dez pessoas, e uma “rede de contas bancárias registadas com documentação falsificada de pessoas de nacionalidades africanas, como a Nigéria, o Gana, o Senegal e a Serra Leoa”, onde receberam o dinheiro da burla, explica a Guardia Civil.

Mas também usavam “mulas” que, “em troca de uma pequena quantidade de dinheiro”, recebiam o dinheiro do esquema, transferindo-o posteriormente para outras contas para ser “branqueado”, acrescenta a força de autoridade espanhola.

Entre os cinco detidos estão “os cabecilhas da organização criminosa desmantelada”, aponta a Guardia Civil.

Nas buscas, foram apreendidos 85 mil euros em dinheiro, telemóveis, cartões bancários, documentos e uma agenda com frases usadas para enganar as vítimas.

Uma das vítimas, residente em Granada, foi também enganada pelo próprio filho que utilizou indevidamente o seu cartão de crédito, roubando-lhe 17 mil euros.

O filho também foi detido, embora não tenha nada a ver com o grupo criminoso do “Falso Brad Pitt”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.