O presidente russo Vladimir Putin tem dois filhos menores, frutos do relacionamento com a antiga ginasta olímpica Alina Kabaeva, que vivem em segredo desde o seu nascimento, segundo um relatório de um grupo de investigação russo.
Vladimir Putin e Alina Kabaeva, que negam há mais de uma década ter laços românticos, têm dois filhos menores, revela um relatório divulgado esta quarta-feira pelo Dossier Center, organização russa de notícias investigativas.
O relatório cita fontes não identificadas que afirmam ver regularmente as crianças, Ivan Putin e Vladimir Putin Jr., que nasceram em 2015 e 2019, respetivamente,.
Vladimir Putin, de 71 anos, reconheceu publicamente ter duas filhas com sua ex-mulher Lyudmila Putin, com quem se casou em 1983: Maria, 39, e Katerina, 38.
O Dossier Center alega que a relação de Kabaeva com Putin começou em 2008, seis anos antes do divórcio com Lyudmila ter sido oficializado.
Segundo o relatório, Kabaeva, atualmente com 41 anos, viajou para uma maternidade em Lugano, na Suíça, para dar à luz Ivan, e deu à luz Vladimir Jr. em Moscovo.
Tanto Ivan como Vladimir Jr. vivem no palácio de Putin, a noroeste de Moscovo, embora não tenham qualquer contacto com outras crianças da sua idade; asduas crianças recebem aulas de música e têm treinadores pessoais para natação e ginástica artística.
Segundo o Dossier Center, que cita um anúncio online, a família de Putin ofereceu um salário mensal de cerca de 7600 euros por um professor de inglês para os dois filhos. O anúncio indica que a família prefere candidatos com passaporte sul-africano e diz que a família “vive isolada”.
Ivan é fã de desenhos animados e filmes da Disney e gosta de se vestir como as suas personagens favoritas, apesar das críticas de Putin à animação ocidental e da sua preferência por desenhos animados da era soviética.
O alegado caso entre Putin e Kabaeva foi relatado pela primeira vez em 2008, após rumores de que Putin se tinha divorciado secretamente da sua esposa. Na altura, recorda a revista Forbes, tanto Putin como Kabaeva negaram que estivessem envolvidos romanticamente.
Quem é Alina Kabaeva?
Alina Kabaeva estreou-se como ginasta profissional aos 13 anos, tendo mais tarde ganho uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, em ginástica rítmica.
Ganhou várias medalhas de ouro noutras competições antes dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, durante os quais ganhou uma medalha de ouro.
Kabaeva retirou-se então da atividade desportiva, tendo servido durante dois anos na câmara baixa do parlamento russo, para a qual foi eleita pelo partido Rússia Unida de Putin.
O Reino Unido sancionou vários membros da família de Putin em 2022, incluindo Alina Kabaeva, que o governo britânico escreveu ser “alegadamente uma pessoa com uma relação pessoal próxima com Putin“.
O Dossier center, conhecido por investigar os segredos de altos funcionários russos, foi fundado em 2017 pelo oligarca Mikhail Khodorkovsky, outrora o homem mais rico da Rússia,
Khodorkovsky caiu em desgraça junto de Vladimir e tornou-se um ativista da oposição russa. Passou quase uma década na prisão por “crimes financeiros”.