Uma caneca por dia, nem sabe o mal que lhe fazia. Risco de conter “doença dos reis” aumenta muito, em homens e mulheres.
Quem bebe uma caneca de cerveja por dia — pouco mais de meio litro — têm muito mais probabilidades de sofrer de gota, sugere um novo estudo publicado na revista JAMA Network Open.
Os homens que bebem uma caneca por dia têm 60% mais probabilidades de sofrer da forma de artrite inflamatória que ocorre quando os cristais de urato (ácido úrico) se acumulam nas articulações. O aumento do risco da doença foi de 62% nas mulheres.
A análise dos dados de 401.128 pessoas do UK Biobank mostrou que o risco de gota associado ao consumo de algumas bebidas alcoólicas específicas (especialmente cerveja ou cidra) era semelhante em homens e mulheres.
Um maior consumo total de álcool em geral estava associado a um maior risco de gota em ambos os sexos, mais nos homens do que nas mulheres. Os cientistas chineses indicaram que a cerveja e a cidra podem ser mais prejudiciais devido ao facto de conterem um elevado nível de purinas.
Historicamente, a gota era conhecida como “a doença dos reis”, pois estava associada à realeza e às classes altas, nomeadamente nos grandes banquetes. De facto, o doente mais famoso foi o monarca britânico Henrique VIII.
“Estes resultados sugerem que certas bebidas alcoólicas estão associadas a um risco semelhante de gota para homens e mulheres e que o consumo de álcool deve ser minimizado para prevenir a gota, independentemente do sexo”, concluíram os cientistas.
ZAP // RT
Uma cerveja por dia (um pouco mais de meio litro)….