O presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), João Carvalho, disse esta quarta-feira à agência Lusa que o novo sistema para revalidação de cartas de condução entrará em “velocidade de cruzeiro” na próxima semana.
Aquilo que é agora uma média de 55 dias para a revalidação e os novos títulos “passará para um máximo de uma semana”, estima João Carvalho, referindo-se ao Sistema de Obtenção Fiável de Imagem e Assinatura (SOFIA) que já entrou em vigor nalguns locais mas não ainda em todas as delegações do IMT.
A notícia em torno das 280 mil cartas de condução atrasadas e deste novo sistema foi avançada na edição de hoje do Jornal de Negócios, e João Carvalho confirmou à Lusa este número, adiantando que diz respeito a cartas “acima de tudo de 2014 e 2013”, e que mais de 80% destas são da Grande Lisboa.
O responsável diz ainda que “95% destes atrasos devem-se às fotografias de má qualidade que eram entregues”.
“A partir de agora não há papéis”, prosseguiu o presidente do IMT, declarando que o condutor apresentando agora o Cartão do Cidadão terá facilidade na revalidação.
Algumas delegações do IMT estarão ainda abertas ao sábado somente para tratar destes assuntos, revelou João Carvalho.
/Lusa
O Sr. Presidente do IMT não deve saber o que se passa no organismo que tem a seu cargo, quando afirma que ” Aquilo que é agora uma média de 55 dias para a revalidação e os novos títulos”…
Eu revalidei a minha carta a 04 de Março de 2014 e até hoje ainda não chegou a respetiva, para além de ter tido de me deslocar de Portimão a Faro já por 2 vezes para revalidar a respetiva guia, e de não poder conduzir fora do Pais.
Enfim… palavras leva-as o vento…
No universo de tantas cartas de condução renovadas a MÉDIA pode bem ser os tais 55 dias, o que não quer dizer que não existam excepções… também conhecem-se casos de cartas de condução renovadas numa semana!… E existe sim uma guia de circulação que permite conduzir no estrangeiro, terá apenas que a solicitar no IMT!…