Yanis Varoufakis confessa que está “arrependido” da sessão fotográfica que protagonizou para a revista francesa Paris Match, ao lado da mulher.
Nas imagens, o ministro das Finanças grego mostra a sua luxuosa casa, com vista para a Acrópole, aparecendo em poses típicas das revistas cor-de-rosa, ao lado da esposa, a artista plástica Danae Stratou.
“Gostaria que aquela sessão fotográfica nunca tivesse acontecido. Estou arrependido. Não sou fã do estilo daquelas fotografias”, diz agora Yanis Varoufakis em declarações a uma televisão grega, disseminadas por vários órgãos de comunicação social.
Yanis Varoufakis explicou ainda que a sua intenção foi apenas “dar uma imagem positiva da Grécia”.
As imagens foram, contudo, encaradas como se o ministro grego estivesse, de algum modo, a endossar um estilo burguês, o que contraria as suas tendências políticas da esquerda radical. Além disso, as fotos foram vistas como uma afronta e uma falta de delicadeza quando a Grécia atravessa uma dura crise económica.
Na entrevista que acompanhou as fotografias, Yanis Varoufakis dizia desprezar o estrelato. Mas as imagens foram encaradas como as de alguém que procura, simplesmente, aparecer e mostrar que a vida é boa.
E não há mal nenhum nisso – a não ser que se seja ministro das Finanças de um país à beira do colapso financeiro.
ZAP
Prefiro um ministro das finanças que aparenta ter um estilo de vida “jet7” mas defende o seu povo, do que um primeiro-ministro que aparenta ter um estilo de
vida “remediado”, mas é um lacaio da alta finança.