Há duas empresas portuguesas que ganharam mais de 20 medalhas nos Jogos Olímpicos Paris 2024 através dos atletas que ajudaram a equipar nas modalidades de canoagem e ciclismo.
Portugal conseguiu quatro medalhas nos Jogos Olímpicos Paris 2024 – Patrícia Sampaio foi bronze no judo, Pedro Pichardo ganhou a prata no triplo salto, Rui Oliveira e Iúri Leitão foram ouro na prova de Madison no ciclismo de pista, e Iúri Leitão ainda ganhou a prata no omnium.
Mas há empresas portuguesas que conseguiram maior sucesso na competição através dos atletas que abasteceram com o equipamento fundamental para competirem.
É o caso da Nelo Kayaks, empresa de Vila do Conde que equipou atletas de 38 países nos Olímpicos de Paris 2024, conforme anuncia a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) numa publicação na rede social X.
Nelo Kayaks ganhou “20 medalhas em 30 possíveis”
O Eco assegura que a Nelo Kayaks “foi responsável pelo fabrico de 80% dos 140 caiaques que estiveram em competição na capital francesa”.
Fundada em 1977 pelo antigo atleta Manuel Ramos, o primeiro campeão nacional de canoagem em Portugal, a empresa localiza-se em Vila do Conde, tem 180 funcionários e exporta “99% da produção”, segundo o Eco.
A Nelo Kayaks já é uma “veterana” dos Jogos Olímpicos, como evidencia a AICEP, notando que a empresa portuguesa já conquistou “um total de 117 medalhas, 37 das quais foram de ouro”.
A empresa é, desde os Olímpicos de Atenas em 2004, a fornecedora oficial dos Olímpicos na modalidade de velocidade na canoagem.
🚣 Nelo Kayaks, from Vila do Conde, equips athletes from 38 countries at the Paris Olympics.
🥇🏆 The Portuguese company is already a veteran of this highly competitive event, with a total of 117 medals, 37 of which have been gold. pic.twitter.com/hyr6LB6gAz
— AICEP – Portuguese Trade & Investment Agency (@aicep) August 1, 2024
Nestes Jogos Olímpicos Paris 2024, a Nelo Kayaks ganhou “20 medalhas em 30 possíveis”, com uma canoísta polaca a conquistar sete e uma alemã a vencer três, como revela ao Eco uma fonte da empresa vila-condense.
Portugal tinha expectativas de conquistar uma medalha na canoagem com Fernando Pimenta, mas o atleta acabou por não conseguir. O canoísta português venceu a medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Olímpicos de Tóquio 2020, e a prata em K2 1.000 metros, a par com Emanuel Silva, nos Jogos de 2012.
Carbon Team ganhou duas medalhas de ouro
Outra empresa que se destaca pelas conquistas em Paris 2024, é a Carbon Team, empresa de Vouzela com 115 funcionários que se tornou na primeira da Europa a produzir quadros de bicicletas em fibras de carbono.
Em Paris, a empresa que exporta toda a produção teve “três quadros/bicicletas”. “Dessas três bicicletas que participaram, duas ganharam medalhas de ouro“, revela ao Eco o diretor-geral da Carbon Team, Emre Ozgunes, sem nomear as marcas, nem os atletas e as modalidades por questões de confidencialidade.
Na área do ciclismo, destaca-se ainda a Miranda Bike de Águeda que, com 210 trabalhadores, é o maior fabricante europeu de componentes de transmissão para bicicletas.
Foi esta empresa que patrocinou a Miranda Mortágua, a equipa onde Iúri Leitão deu os primeiros passos como ciclista amador.
Portanto, também pode, de algum modo, reclamar o sucesso pela conquista de Iúri Leitão que se tornou no primeiro atleta português a conquistar duas medalhas nos mesmos Jogos Olímpicos.