//

Duas empresas portuguesas ganharam mais medalhas nos Jogos Olímpicos do que Portugal

Há duas empresas portuguesas que ganharam mais de 20 medalhas nos Jogos Olímpicos Paris 2024 através dos atletas que ajudaram a equipar nas modalidades de canoagem e ciclismo.

Portugal conseguiu quatro medalhas nos Jogos Olímpicos Paris 2024 – Patrícia Sampaio foi bronze no judo, Pedro Pichardo ganhou a prata no triplo salto, Rui Oliveira e Iúri Leitão foram ouro na prova de Madison no ciclismo de pista, e Iúri Leitão ainda ganhou a prata no omnium.

Mas há empresas portuguesas que conseguiram maior sucesso na competição através dos atletas que abasteceram com o equipamento fundamental para competirem.

É o caso da Nelo Kayaks, empresa de Vila do Conde que equipou atletas de 38 países nos Olímpicos de Paris 2024, conforme anuncia a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) numa publicação na rede social X.

Nelo Kayaks ganhou “20 medalhas em 30 possíveis”

O Eco assegura que a Nelo Kayaks “foi responsável pelo fabrico de 80% dos 140 caiaques que estiveram em competição na capital francesa”.

Fundada em 1977 pelo antigo atleta Manuel Ramos, o primeiro campeão nacional de canoagem em Portugal, a empresa localiza-se em Vila do Conde, tem 180 funcionários e exporta “99% da produção”, segundo o Eco.

A Nelo Kayaks já é uma “veterana” dos Jogos Olímpicos, como evidencia a AICEP, notando que a empresa portuguesa já conquistou “um total de 117 medalhas, 37 das quais foram de ouro”.

A empresa é, desde os Olímpicos de Atenas em 2004, a fornecedora oficial dos Olímpicos na modalidade de velocidade na canoagem.

Nestes Jogos Olímpicos Paris 2024, a Nelo Kayaks ganhou “20 medalhas em 30 possíveis”, com uma canoísta polaca a conquistar sete e uma alemã a vencer três, como revela ao Eco uma fonte da empresa vila-condense.

Portugal tinha expectativas de conquistar uma medalha na canoagem com Fernando Pimenta, mas o atleta acabou por não conseguir. O canoísta português venceu a medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Olímpicos de Tóquio 2020, e a prata em K2 1.000 metros, a par com Emanuel Silva, nos Jogos de 2012.

Carbon Team ganhou duas medalhas de ouro

Outra empresa que se destaca pelas conquistas em Paris 2024, é a Carbon Team, empresa de Vouzela com 115 funcionários que se tornou na primeira da Europa a produzir quadros de bicicletas em fibras de carbono.

Em Paris, a empresa que exporta toda a produção teve “três quadros/bicicletas”. “Dessas três bicicletas que participaram, duas ganharam medalhas de ouro“, revela ao Eco o diretor-geral da Carbon Team, Emre Ozgunes, sem nomear as marcas, nem os atletas e as modalidades por questões de confidencialidade.

Na área do ciclismo, destaca-se ainda a Miranda Bike de Águeda que, com 210 trabalhadores, é o maior fabricante europeu de componentes de transmissão para bicicletas.

Foi esta empresa que patrocinou a Miranda Mortágua, a equipa onde Iúri Leitão deu os primeiros passos como ciclista amador.

Portanto, também pode, de algum modo, reclamar o sucesso pela conquista de Iúri Leitão que se tornou no primeiro atleta português a conquistar duas medalhas nos mesmos Jogos Olímpicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.