É a primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris e a primeira de sempre numa modalidade fora do atletismo.
É desta que se vai ouvir A Portuguesa em Paris: a dupla de ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira é campeã olímpica da prova de madison de ciclismo de pista, conquistando a quarta medalha para Portugal em Paris.
Este feito é histórico por várias razões: é o primeiro ouro olímpico para atletas portugueses fora do atletismo e Iúri Leitão é o primeiro português a ganhar duas medalhas na mesma edição, após a prata que conquistou individualmente na quinta-feira na competição de omnium. Com um ouro e uma prata no bolso, Leitão junta-se ainda a um grupo de luxo no desporto português, igualando as marcas olímpicas de Pedro Pichardo e de Carlos Lopes.
A dupla portuguesa surpreendeu ao derrotar as favoritas equipas da Itália e Dinamarca, somando 55 pontos, contra os 47 e 41 dos seus adversários, respetivamente. Este ouro é ainda mais notável considerando que Leitão e Oliveira estavam bem longe das medalhas de acordo com as previsões das casas de apostas, que colocam a dupla portuguesa entre o oitavo e o nono lugar.
A prova de madison envolve 200 voltas à pista, com sprints a cada dez voltas, onde um ciclista compete enquanto o outro aguarda para trocar. O estatuto de underdog dos dois portugueses pareceu estar a confirmar-se no início, com a dupla a ter um arranque discreto e a ficar-se pelo sétimo lugar a meio da prova.
No entanto, um ataque estratégico permitiu-lhes conquistar uma volta de avanço, acumulando os pontos essenciais para o ouro. O resultado demonstra o potencial de Portugal no ciclismo de pista, em grande parte graças à aposta no velódromo de Sangalhos, onde muitos dos atletas portugueses treinam. O velódromo foi construído há 15 anos e o investimento está agora a dar frutos.
Esta é a quarta medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, depois do bronze conquistado por Patrícia Sampaio no judo e duas medalhas de prata — uma de Iúri Leitão e outra de Pedro Pichardo, no triplo salto.