A presença de crianças pequenas em casa deixa os gatos mais estimulados e mais propensos a arranhar os móveis.
Embora muitos apreciem a companhia dos gatos, compreender os seus comportamentos pode ser um desafio.
Um estudo recente publicado na Frontiers in Veterinary Science esclarece a razão pela qual os gatos arranham os móveis e oferece informações sobre como gerir eficazmente este comportamento.
A equipa internacional de investigadores analisou dados de 1.211 famílias francesas, centrando-se nos dados demográficos, ambientes, comportamentos e temperamentos dos gatos. O estudo avaliou a frequência e a intensidade dos comportamentos indesejados de arranhar usando um índice combinado de arranhar, com gatos categorizados com base nesses comportamentos.
O estudo revelou que a presença de uma criança pequena no agregado familiar é um fator significativo que leva a um aumento dos arranhões. Os investigadores acreditam que as crianças pequenas podem desencadear respostas de stress nos gatos, resultando em episódios de arranhar mais frequentes e intensos.
Estudos anteriores também indicaram que as crianças pequenas são uma razão comum para as pessoas devolverem ou abandonarem os seus animais de estimação.
É necessária mais investigação para compreender a forma como as crianças interagem com os gatos e o impacto da idade das crianças no comportamento dos gatos.
No entanto, as crianças não são a única causa dos arranhões. Outros fatores, como a atividade noturna, a brincadeira e os traços de personalidade individuais, também desempenham um papel importante.
As longas sessões de brincadeira podem sobre-estimular os gatos, levando a um aumento do stress e ao consequente arranhar da mobília.
“Aqui mostramos que certos fatores – como a presença de crianças em casa, traços de personalidade dos gatos e os seus níveis de atividade – afetam significativamente a extensão do comportamento de arranhar”, disse Yasemin Salgirli Demi̇rbas, investigadora veterinária da Universidade de Ancara e autor principal do estudo.
A colocação estratégica de postes de arranhar pode mitigar arranhões indesejados. A colocação de postes em áreas de alto tráfego ou perto de locais favoritos para dormir incentiva os gatos a usar os postes em vez de móveis.
O estudo também sugere a utilização de feromonas e interações conscientes com as crianças para reduzir o stress e gerir o comportamento, escreve o New Atlas.
Demi̇rbas enfatizou ainda a importância de sessões curtas de brincadeira ao longo do dia e de envolver os gatos em atividades que imitam o sucesso da caça.
Fornecer esconderijos seguros, pontos de observação elevados e amplas oportunidades de jogo também pode ajudar a aliviar o stress e redirecionar o comportamento de arranhar.