Havia um dragão na Grande Muralha da China

2

Pan Zhiwang/The People’s Government of Beijing Municipality

Escultura de dragão encontrada na Grande Muralha da China

Uma equipa de arqueólogos descobriu na Grande Muralha da China uma escultura detalhada de um dragão, além de armas e objetos pessoais de soldados numa torre de guarda da dinastia Ming.

A Grande Muralha é uma série de fortificações que foram construídas ao longo das fronteiras históricas no norte dos antigos estados chineses e da China Imperial.

A muralha tinha múltiplos propósitos — seja como defesa contra invasores, controlo fronteiriço de mercadorias ao longo da Rota da Seda e regulação da imigração e emigração.

Segundo o HeritageDaily, a descoberta foi feita por membros do Instituto de Arqueologia de Pequim, que estavam a explorar a torre nº120 da muralha numa área de floresta densa no cume de uma montanha.

Enquanto escavavam um corredor no interior da torre, os arqueólogos depararam-se com um elemento arquitetónico com escamas esculpidas. Ao removerem camadas de terra, encontraram uma cauda, garras e, por fim, a cabeça de uma escultura de dragão esculpida.

“É possível ver que as escamas do corpo são muito delicadas e que os pormenores da boca, olhos, nariz, entre outros, estão todos esculpidos. Pode imaginar-se que, na dinastia Ming, a torre nº120 era muito alta, e os pormenores arquitetónicos eram também muito requintados”, explica Shang Heng.

A dinastia Ming governou a China de 1368 a 1644. Fundada por Zhu Yuanzhang, é conhecida pela sua estabilidade, prosperidade económica, avanços culturais e um governo centralizado.

A escultura teria sido originalmente colocada no telhado da torre, o que indica que o defensor da torre tinha um estatuto elevado no exército imperial Ming.

As escavações revelaram também uma “barra de ferro” preta e vermelha, do tamanho da palma da mão, com um anel semicircular, identificada como a sub-arma de uma lança portuguesa introduzida pela primeira vez a partir da Europa durante o período Jiajing da Dinastia Ming.

Soraia Ferreira, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Caro ZAP, boa tarde.
    Falamos de uma 12ª torre ou de uma 120ª torre? Pelo tamanho da muralha da China, poderá ser a 2ª mas não faço ideia; corrijam p.f.

    Muito obrigada, bom trabalho 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.