/

O que são os misteriosos pilares de luz que apareceram nos céus do Japão?

3

Nove pilares gigantes rasgaram as nuvens e fizeram com que alguns temessem uma invasão alienígena. Mais uma vez, a Ciência explica o fenómeno.

Se Portugal foi surpreendido recentemente graças à majestosa passagem de um meteoro, que tornou os céus verdes por volta da meia-noite da madrugada de dia 19 de março, também o Japão testemunhou um raríssimo fenómeno ótico há poucos dias atrás.

No porto de Mikuriya, situado na cidade de Daisen, foram vistos nove “pilares” de luz alinhados no céu da noite cerrada, a cortar as nuvens baixas.

O estranho fenómeno rapidamente despertou a atenção de milhões de pessoas nas redes sociais, muitas a levantar, como habitual, a hipótese de estarmos a ser visitados por seres extraterrestres. No entanto, os pilares de luz têm uma explicação científica muito simples.

São, nada mais nada menos, que um belo exemplo de fotometeoros. Surgem em condições específicas, quando a temperatura atmosférica é extremamente baixa, num contexto em que pequenos cristais de gelo, frequentemente com uma forma hexagonal e base plana, mantêm-se suspensos no ar.

Estes cristais funcionam como espelhos que refletem verticalmente a luz de fontes artificiais no solo, como iluminação pública ou luzes de navios. O que testemunhamos é o resultado desta interação luminosa, onde cada reflexo individual dos cristais contribui para formar o pilar visualmente impressionante observado.

No caso específico de Mikuriya, os pilares originaram-se das luzes dos navios ancorados no porto e eram visíveis mesmo a grandes distâncias, dando origem a um raro “show” luminoso.

Pilares solares

Embora o fenómeno seja mais comum em regiões polares ou subpolares durante o inverno, onde as temperaturas frequentemente descem abaixo do ponto de congelamento, pode ser observado em condições menos extremas.

Os pilares solares, por exemplo, que se formam de maneira similar aos pilares de luz, ocorrem quando a luz solar interage com cristais de gelo em nuvens altas. Estes pilares podem ser observados ao redor do Sol, normalmente ao amanhecer ou ao anoitecer, e não dependem de temperaturas tão baixas, sendo até observáveis em países com climas mais quentes, como Espanha., de acordo com o Tempo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Um meteorito
    ou um belo sinal?

    Na hora que em Roma se inicia o dia
    em que a Igreja festeja o “ Dia de Pentecostes”,
    isto é, a vinda do Espírito Santo,
    “o Fogo do amor de Deus “,
    o céu de Portugal se iluminou.
    Estranha coincidência!
    Ou um bom presságio de melhores tempos
    para Portugal e para o mundo?…

  2. O que aconteceu (detritos que viajam pelo sistema solar atravessarem a atmosfera terrestre) é extremamente comum. O tamanho e a hora a que aconteceu é que causou todo aquele burburinho.

    O fenómeno é fácil de explicar. Já aconteceu. Voltará a acontecer, mas cada um vê o que quiser ver.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.