Presidente da República recebe, pela primeira vez, nota negativa numa sondagem. AD e PS novamente empatados.
Marcelo Rebelo de Sousa estava constantemente a ser aplaudido, quer literalmente, quer em sondagens, desde que é presidente da República. Mas esse “estado de graça” acabou.
A sondagem da Universidade Católica para a RTP mostra que, pela primeira vez, o presidente da República teve nota negativa: média de 9,4 (escala de 0 a 20).
É a pior avaliação de Marcelo Rebelo de Sousa em oito anos – desde 2016, ano em que foi eleito presidente da República, na primeira vitória nas urnas.
E é uma quebra significativa, olhando para a nota de 16,3 que teve nesse ano, em Novembro.
A mesma sondagem dá nota positiva ao primeiro-ministro: 11,3 para Luís Montenegro, com 75% dos inquiridos a dar nota positiva. Seguem-se Pedro Nuno Santos (61%) e Rui Tavares (60%). O pior líder dos principais partidos é André Ventura, com apenas 38% de notas positivas.
A mesma sondagem mostrou que, se as eleições legislativas fossem agora, a tendência de voto seria quase igual ao que aconteceu em Março: 30% para a AD, 29% para o PS, 19% para o Chega.
A anterior sondagem RTP, divulgada a 22 de maio, previa também um empate técnico entre os dois maiores partidos, com 31% de votos para a AD e 30%. O Chega tinha na altura 15% das intenções de voto.
Luís Paixão Martins, antigo jornalista e conselheiro em diversas campanhas políticas, acredita que nestas europeias vai prevalecer o voto militante: quem é realmente seguidor de um partido vai votar nesse partido.
As eleições para o Parlamento Europeu terão lugar em 9 de junho de 2024, em território nacional. Os cidadãos nacionais residentes em países da União Europeia votam, presencialmente, nas representações diplomáticas, nos dias 8 e 9 de junho de 2024.
Os eleitores portugueses elegem 21 eurodeputados, o mesmo número que nas eleições de 2019. Pela primeira vez, podem votar “em qualquer sítio do mundo” que tenha mesa de voto.
De Marcelo, já nasci cansada… MuuuuITO…
Que idade tens, oh boneca??
Se calhar , até Marcelo está cansado de ser Marcelo !
O PR Marcelo Rebelo de Sousa, neste momento já não devia estar a exercer, está muito debilitado e por isso as acções dele já nos envergonha enquanto Nação.
Talvez o conselheiro devesse falar com ele e dizer-lhe que vá para casa, já não nos representa, pelo contrário, envergonha-nos a nós Portugueses com os disparates que anda a dizer por ai..
Haja paciência!