Rishi Sunak anuncia eleições para 4 de Julho. Dissolução do Parlamento já confirmada. Reino dos conservadores deve acabar.
Também há eleições antecipadas em 2024 no Reino Unido. O primeiro-ministro anunciou que as eleições gerais vão decorrer no dia 4 de Julho.
À porta do nº 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro, Rishi Sunak revelou que o Rei Carlos III já concedeu a dissolução do Parlamento. A dissolução vai decorrer daqui a uma semana, no dia 30 de Maio.
A decisão surgiu nesta quarta-feira, depois de uma reunião extraordinária do conselho de ministros. Todo o Governo esteve na reunião; alguns membros do Executivo até cancelaram viagens ou entrevistas.
“Chegou o momento de o Reino Unido escolher o seu futuro, de decidir se quer aproveitar os progressos alcançados ou arriscar-se a voltar à estaca zero, sem um plano e sem certezas”, comentou o ainda primeiro-ministro.
O anúncio foi feito sob chuva, num dia cinzento – e o panorama também parece ser cinzento para o Partido Conservador.
Sunak tentará ser embalado pelo crescimento da economia nacional, pela “estabilidade económica” que o próprio destacou, e pelas deportações de migrantes para o Ruanda.
Mas as sondagens deste mês mostram que o rival Partido Trabalhista tem mais 20 pontos percentuais do que os conservadores.
Já em tom de campanha, Rishi Sunak atirou: “Não sei o que o Partido Trabalhista propõe. E, verdadeiramente, creio que vocês também não sabem. E isso advém de eles não terem qualquer plano”
Keir Starmer será o adversário de Rishi Sunak em Julho e quer acabar com o reinado dos conservadores no Reino Unido: 14 anos no poder, com David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak.
Hino de Cameron
Além da chuva, o anúncio de Rishi Sunak ficou marcado por uma… música.
Muito perto de Downing Street estava a decorrer um protesto pró-Uião Europeia, que aproveitou o momento para colocar – num volume bem alto – a canção Things can only get better, da banda D:Ream.
Essa música foi o hino de campanha do Partido Trabalhista, então liderado por Tony Blair, na campanha eleitoral de 1997 – Blair venceu essas eleições.
Com a música às alturas, e como se vê no vídeo acima, o primeiro-ministro prosseguiu, mas esforçando-se por vezes para garantir que as suas palavras iriam ser ouvidas; mais do que a música.