Afinal, devemos tomar banho de manhã ou à noite?

A maioria das pessoas prefere tomar banho de manhã. Será que a ciência comprova os benefícios desta preferência?

Afinal, devemos tomar o nosso duche diário de manhã ou à noite? De acordo com um inquérito da Sleep Foundation de 2022, 42% dos adultos norte-americanos preferem começar o dia com um banho ou duche. Isto é significativamente mais do que os 25% que tomam duche antes de dormir.

Parece que a escolha da maioria é apoiada pela ciência. Os duches matinais podem servir como uma chamada de despertar, ajudando o ritmo circadiano do corpo e promovendo o estado de alerta, refere o IFLScience.

Biologicamente, um duche matinal pode funcionar como um sinal para o corpo acordar. Um duche mais fresco de manhã pode desencadear a libertação de neurotransmissores como a serotonina, o cortisol, a dopamina e a norepinefrina, que ajudam a regular as emoções e a reduzir o stress.

Um estudo concluiu mesmo que terminar um duche matinal com até 90 segundos de água fria pode reduzir os dias de baixa em quase um terço e melhorar a qualidade de vida e os níveis de energia em geral. Além disso, muitas pessoas preferem um duche matinal para lavar o suor e as bactérias acumuladas durante o sono.

Já os duches noturnos, embora menos populares, também têm os seus benefícios, dado que ajudam a lavar os óleos, os poluentes e a sujidade acumulados ao longo do dia. Isto é especialmente importante para quem pratica exercício físico ou atividades fisicamente exigentes.

Além disso, um duche à noite pode melhorar a higiene do sono. A psicóloga clínica e especialista em sono Janet K. Kennedy observa que o processo natural de arrefecimento do corpo antes de dormir pode ser reforçado por um duche noturno, sinalizando ao corpo que deve relaxar. Tomar um duche cerca de 90 minutos antes de se deitar pode melhorar a qualidade e a eficiência do sono, bem como ajudar a adormecer mais rapidamente.

Em última análise, não existe uma resposta definitiva sobre se é melhor tomar um duche de manhã ou à noite, já que escolha depende das preferências e rotinas individuais. Fatores como as necessidades de cuidados com o cabelo, as condições da pele e a disponibilidade de tempo também podem influenciar a decisão.

Experimentar ambas as rotinas pode ajudar as pessoas a encontrar o que funciona melhor para elas. Desde que se mantenha uma higiene adequada, o momento do duche é menos importante. A chave é escolher o que o faz sentir melhor e se adapta ao seu estilo de vida.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.