Pela primeira vez, portugueses podem votar “em qualquer sítio do mundo” que tenha mesa de voto. E há mais novidades.
Os portugueses vão poder votar onde quiserem (tanto em Portugal como no estrangeiro) nas próximas eleições europeias de 9 de junho, entre as 08h00 locais e as 20h00 de Portugal Continental.
Esta é a primeira vez numa eleição nacional que “qualquer pessoa vai poder votar em qualquer sítio do mundo onde haja uma mesa de voto” explica João Almeida, da Comissão Nacional de Eleições (CNE), ao Correio da Manhã.
E esta não é a única novidade das próximas europeias. Desta vez, quem for à urna não encontrará os habituais cadernos eleitorais, mas vai sim votar num sistema informático. Quem já votou ficará registado nos dois computadores presentes em cada mesa de voto, de forma a impedir qualquer eleitor de votar novamente.
“Lá fora as pessoas começam a votar às 8 horas locais e terminam dia 9, às 20 horas no continente português”, diz o responsável.
Para aqueles que pretendem exercer o seu direito de voto antecipadamente, a 2 de junho, é necessária inscrição prévia e escolha da mesa de voto entre 26 e 30 de maio.
Os portugueses que vivem no estrangeiro têm a opção de votar nas listas locais ou nas portuguesas. O mesmo se aplica aos estrangeiros europeus a viver em Portugal.
As eleições para o Parlamento Europeu decorrem entre 6 e 9 de junho, estando marcadas em Portugal para o dia 9. Os cidadãos nacionais residentes em países da União Europeia votam nos dias 8 e 9.