Morreu António Ferreira Amorim, o último dos quatro irmãos da família mais rica de Portugal

1

Corticeira Amorim

António Ferreira Amorim

Pai do atual presidente da Corticeira Amorim morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 95 anos. Era o último dos quatro irmãos e o 18.º mais rico de Portugal, com uma riqueza avaliada em 790 milhões de euros.

António Ferreira Amorim, pai do atual CEO da famosa Corticeira, António Rios de Amorim, faleceu esta madrugada aos 95 anos, avança o ECO esta quarta-feira, citando uma fonte próxima da família.

António era o último vivo dos quatro irmãos que assumiram controlo da empresa, que se tornou líder mundial no setor, na década de 1950.

Américo Amorim, presidente da empresa durante quase 50 anos, morreu em 2017; José Ferreira Amorim em 2013 e Joaquim Amorim, irmão mais novo, morreu no ano passado, em 2023.

“É com profundo pesar que a Corticeira Amorim informa do falecimento, na noite de dia 14 de Maio de 2024, do Sr. António Ferreira Amorim. Figura maior da terceira geração da Família Amorim, António Ferreira Amorim deixa-nos aos 95 anos de idade, legando-nos um exemplo de trabalho, determinação, coragem e responsabilidade”, informou a empresa em comunicado.

“Dedicou, desde muito jovem, o seu trabalho ao desenvolvimento da atividade familiar de transformação da cortiça. Assumiu a responsabilidade pela produção e cedo se afirmou na liderança industrial, graças não só ao rigor e eficácia da sua gestão operacional, mas também à sua personalidade forte e cativante”, acrescenta o comunicado da empresa.

Com uma riqueza avaliada em cerca de 790 milhões de euros pela revista Forbes, o irmão de Américo Amorim era o 18º mais rico de Portugal, segundo a classificação feita pela publicação no final do ano passado.

“Ao longo de mais de 70 anos de trabalho, António Ferreira Amorim contribuiu de forma relevante para a definição e execução da estratégia da Corticeira Amorim. A sua paixão era a cortiça e o montado, tendo sido precursor da implementação das melhores práticas de gestão e produção florestal, em perfeita simbiose com a natureza”, refere ainda a empresa no comunicado.

A sua preocupação eram as Pessoas, com quem estabelecia uma relação de cumplicidade e respeito, fundamental para a produtividade, segurança e motivação profissional. A proximidade com as pessoas da produção era o que lhe dava mais satisfação”, conclui a nota.

O Grupo Amorim é o líder mundial na área da cortiça através de 78 empresas, das quais 28 são unidades industriais de transformação, estando os seus produtos presentes em mais de cem países. A família Amorim gere áreas de floresta e montado de sobro superiores a 12 mil hectares.

Já no setor imobiliário a presença do grupo remonta aos anos 50, sendo atualmente detentor de ativos imobiliários em Portugal e Brasil, sobretudo concentrados no segmento imobiliário e turístico.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.