O cavalo “Caramelo” tornou-se num símbolo da “determinação” do Rio Grande do Sul no meio das grandes inundações que afectaram o estado no sul do Brasil. Ele foi resgatado numa operação que está a emocionar, e a impressionar, os brasileiros e o mundo.
O animal esteve preso num telhado em Canoas, no Rio Grande do Sul, depois das grandes cheias que ocorreram.
Durante cerca de quatro dias, não teve acesso a comida, nem a água potável. Só por isso é já um caso atípico de sobrevivência, segundo revela a veterinária Sandra Fernandes em declarações à CNN Brasil.
“Foi um milagre”, refere a médica, notando que “correu grandes riscos de vida tanto com frio, chuva, afogamento”. “Ele devia ter uma boa saúde para aguentar todo esse tempo com desidratação e fome”, nota ainda Sandra Fernandes.
Mas o próprio resgate do animal foi, em si, um processo complicado.
Toda a sequência do resgate do cavalo caramelo. No caminho o veterinário também salvou doguinhos ilhados. pic.twitter.com/eP6nGDIw8f
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) May 9, 2024
“Caramelo”, nome que foi dado ao cavalo depois de as suas imagens, preso no telhado, terem sido partilhadas nas redes sociais, estava muito nervoso e com medo.
Assim, foi alimentado, acalmado e, finalmente, sedado para ser resgatado num bote pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, com a presença de veterinários.
Foi necessário colocar um colete salva-vidas no cavalo e arrastá-lo com cuidado para o bote.
O peso do animal – cerca de 500 quilos – e o estado de nervosismo e receio em que se encontrava foram os principais desafios que os bombeiros encontraram num processo arriscado para os intervenientes.
Mas, finalmente, tudo correu bem e o cavalo “Caramelo” está a ser hidratado e alimentado adequadamente. Estão também a realizar exames para avaliar a condição de saúde do animal.
“A gente torce para que ele esteja vacinado e com menos risco possível de doenças infectocontagiosas, com menos risco de tétano e outras patologias que podem aparecer com a queda de imunidade”, refere a veterinária Sandra Fernandes.
O resgate foi acompanhado por muitos brasileiros que falam do cavalo “Caramelo” como “um guerreiro” e um “símbolo da determinação do estado do Rio Grande do Sul” no meio da tragédia que assola a região devido às fortes chuvas.
Aqui no Rio Grande do Sul as pessoas estão salvando tudo o que podem. Gente, cavalos, cachorros, gatos, coisas… É comovente ver tanta gente aprendendo a salvar.