Os contribuintes só podem validar as facturas de 2014, no sentido de beneficiarem dos benefícios fiscais em sede de IRS, até ao próximo domingo, dia 15 de Fevereiro.
É obrigatório proceder à validação das facturas que se encontram pendentes se se quiser usufruir do benefício fiscal de 250 euros que está determinado no IRS de 2014. Quem não o fizer, perde o direito a esta possibilidade.
Em causa está o facto de ser preciso associar as facturas à actividade económica a que dizem respeito. As Finanças têm apenas dados relativos ao montante gasto e aos números de identificação fiscal do contribuinte e do prestador do serviço associado.
Assim, é necessário associar as respectivas facturas às áreas específicas que permitem os benefícios fiscais, a saber Restauração e Hotelaria, Oficinas, Cabeleireiros e Institutos de Beleza.
Neste sentido, só tem que aceder ao Portal das Finanças, procurando o campo e-Factura e seleccionando a opção Consumidor. Depois de inserir os seus dados de acesso, basta fazer a devida associação entre a factura e a actividade económica correspondente.
Os trabalhadores a recibos verdes têm ainda que definir se a factura em causa está associada ou não à sua actividade profissional independente.
Atualização: O Governo anunciou este domingo uma prorrogação até 28 de fevereiro do prazo de comunicação no Portal das Finanças as faturas relativas a serviços dos quatro setores que dão direito a um benefício fiscal em sede de IRS em 2014. Leia aqui.
SV, ZAP
IRS 2014
-
30 Maio, 2015 Anexo SS obriga 300 mil a mudar declaração de IRS
-
28 Maio, 2015 Anexo SS é mesmo obrigatório no IRS para recibos verdes
Ou seja, tenho que fazer o trabalho deles. Se virem a compensação à hora, fica bem barato.
Vão-se lixar. Validem vocês.