PS à frente do PSD – seja qual for o novo líder

4

ZAP // V.A., Lusa

A direita só leva a melhor sobre a esquerda com apoio do Chega, segundo a nova sondagem. Mas o número de indecisos é (ainda) maior.

Após oito anos de governos do Partido Socialista (PS), e sobretudo depois dos casos que abalaram o último mandato, especialmente a demissão do primeiro-ministro, seria natural haver tendência para a alternância política.

O Partido Social Democrata (PSD) já poderia surgir destacado na liderança, nas sondagens para as eleições de Março de 2024, mas o PS volta a aparecer na frente no inquérito mais recente.

A SIC divulgou que 22% dos inquiridos responderam que vão votar no PS, enquanto o PSD fica com 18%. Seja com Pedro Nuno Santos ou com José Luís Carneiro, o PS venceria.

O terceiro lugar volta a ser entregue ao Chega – que desta vez fica com 11% das intenções de voto.

A Iniciativa Liberal (IL) fica-se pelos 4%, a mesma percentagem do Bloco de Esquerda (BE).

A CDU surge logo atrás, com 3%, o PAN teve 2%, enquanto CDS e Livre registam 1% cada.

Assim, a direita só leva a melhor sobre a esquerda com apoio do Chega: 34% no total, contra os 32% da esquerda.

Mais uma vez, é significativo o número de eleitores indecisos: 17% nesta sondagem.

Líder do PS

Com Pedro Nuno como candidato socialista, o PSD fica com 29%, deixando o PSD com 26%.

Com Carneiro na liderança do PS, os socialistas chegam aos 30% e o PSD fica com 25%.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Isto tem um só significado, podem colocar um “boneco” qualquer na direção do PS que o povo vota nele. Isto diz muito do povo português e do porquê de sermos sempre os pobres da Europa. Venezuela é já ali….

  2. Esta dita «sondagem» não vale rigorosamente nada: ZERO! Para começar, por este artiguelho não sabemos quantas pessoas foram sondadas: para já não sabemos mais nada! Os eleitores que declaram votar em determinados partidos não passam de 66% dos inquiridos. Depois há uns 17% que votam mas não sabem em quem… Quanto ao resto, só haveria outros tantos 17% que não votariam, o que é ridículo, pois haverá pelo menos 50% de abstenções.. Daquilo que é possível somar, a única coisa que se consegue é esta: os partidos das canhotas teriam 32% e os da «direita» seriam um bocadinho mais: 34%! Em suma, nada disto tem que ver com nada… mas se o vento sopra traz um cheirinho «direitolas»! Se querem o meu «feeling», o PS e a AD estão praticamente iguais e, como não podia deixar de ser, quem desempata é o CHEGA-te para cá… que desempataria! Calma: ainda faltam mais de 50 dias para arrancarmos os olhos uns aos outros…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.