Demissão de ministra origina revolução no Governo do Reino Unido, com destaque para o regresso do antigo primeiro-ministro.
A ministra do Interior britânica, Suella Braverman, foi hoje demitida pelo primeiro-ministro, Rishi Sunak, avançaram hoje vários meios de comunicação social citando fontes não identificadas do Governo.
A estação pública BBC avança que esta demissão vai desencadear uma grande remodelação no executivo.
A demissão acontece na sequência da polémica relacionada com um artigo crítico da polícia britânica publicado na semana passada sem a aprovação do primeiro-ministro, Rishi Sunak.
No artigo, Braverman acusou a polícia de “favoritismo” por permitir uma manifestação pró-palestiniana no sábado, a qual descreveu como “bando de pró-palestinianos” e “manifestantes pelo ódio”.
Vários políticos consideraram que a posição contribuiu para os confrontos violentos de grupos de extrema direita com a polícia em contraprotestos à manifestação, que resultaram em 126 detidos.
Cameron volta
A anunciada remodelação já vai sendo confirmada aos poucos, ao longo desta manhã.
O destaque vai para o regresso de David Cameron. O antigo primeiro-ministro é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Cameron substitui James Cleverly, que passa a ser precisamente ministro do Interior, no lugar de Suella Braverman.
Dois outros responsáveis do Governo: Neil O’Brien (Saúde) e Nick Gibb (Educação) pediram para deixar o Governo liderado por Rishi Sunak.
ZAP // Lusa