A vida não vai tranquila para os políticos portugueses que recebem, maioritariamente, avaliações negativas dos portugueses na última sondagem realizada. Marcelo Rebelo de Sousa ainda é o que se safa melhor das críticas.
Mas até o Presidente da República está em queda na sondagem realizada pela Aximage para TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.
Marcelo Rebelo de Sousa recebe 44% de avaliações positivas, mas as críticas negativas sobem 7 pontos percentuais para os 34%. Apesar disso, continua em terreno favorável.
Piores resultados tem o primeiro-ministro António Costa que recebe 52% de avaliações negativas e apenas 30% positivas.
A sondagem revela também que existe maior confiança no Presidente da República (46%) do que no primeiro-ministro. E 76% dos inquiridos consideram que Marcelo deveria ser mais exigente com o Governo.
Pizarro e Galamba são os piores ministros
A avaliação do Governo no seu todo é 56% negativa e apenas 25% dos participantes na sondagem consideram que é positiva.
Entre os cinco ministros avaliados na sondagem, os da Saúde e das Infraestruturas, Manuel Pizarro e João Galamba, têm os piores resultados.
Pizarro tem uma queda de 42% e recebe apenas 17% de avaliações positivas contra 59% negativas.
Já Galamba tem somente 12% de avaliações positivas e 59% negativas.
Fernando Medina, o titular da pasta das Finanças, aparece no terceiro lugar dos ministros mais criticados, com 52% de avaliação negativa e 23% positiva.
José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, está na linha de água, com um empate entre as avaliações negativas e as positivas nos 29%.
E Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, é a que tem melhores resultados, com uma avaliação positiva de 32%, apesar de uma descida ligeira relativamente à sondagem de Julho.
Oposição não está melhor (com Ventura à frente de Montenegro)
Mas se o Governo está no “vermelho”, a oposição não está melhor, recebendo no seu todo, 58% de avaliações negativas e apenas 21% positivas. “Entre aqueles que afirmam votar no PSD, mais de metade reprovam” o comportamento da oposição, como nota a TSF.
André Ventura surge como a principal figura da oposição ao Governo com 39% das escolhas e mais 15 pontos do que o líder do PSD, Luís Montenegro (24%). “Ventura lidera em quase todos os segmentos, com destaque para o voto jovem” e “Montenegro só o ultrapassa junto dos eleitores mais velhos”, reforça a mesma Rádio.
Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda é a terceira mais votada (8%) e Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, surge como o quarto (4%) na avaliação aos líderes da oposição ao Governo.
Esses 30% que gostam do Kosta ou são subsídio-dependentes ou são os tachistas dos ministérios.
Não acredito que mais alguém goste desta cambada de incompetentes.
Mas alguém consegue gostar de políticos? Seria como gostar de pulgas.
Há que despedir a Equipa de Limpeza !…….não limpam como deve ser os Pulhiticos !