Temido com estrada aberta para a Câmara de Lisboa (e já tem a bênção de um Ministro)

2

André Kosters / Lusa

Marta Temido admite ser candidata do PS à autarquia da capital e Duarte Cordeiro já manifestou o seu apoio à ex-Ministra da Saúde.

A antiga Ministra da Saúde, Marta Temido, parece estar cada vez mais próxima de ser a candidata do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas.

A conselhia do partido em Lisboa, da qual Temido é a líder desde julho, já sinalizou o apoio à sua candidatura. Numa entrevista recente ao Expresso, a ex-responsável da Saúde não escondeu o seu interesse em tornar-se autarca, afirmando que “a pulsão da vida das pessoas no dia-a-dia é, de facto, uma dimensão que atrai.”

Questionada sobre uma possível candidatura a Lisboa, a ex-ministra foi direta: “Se isso for importante para Lisboa e para os lisboetas, sim, claramente estarei presente e não virarei costas às dificuldades e a um combate por um projeto.”

Marta Temido também se mostrou favorável a uma aliança de esquerda em Lisboa, embora de forma prudente. “Os lisboetas e Lisboa ganharam quando a Esquerda se soube juntar e soube construir em conjunto“, disse. A ex-ministra salientou, no entanto, a importância de tal coligação ter em comum “uma visão de cidade” mais do que “um projeto de poder”.

Temido também esclareceu que o seu papel como líder da Comissão Política Concelhia de Lisboa do PS é desenvolver um projeto para a capital que transcenda o “horizonte de um ciclo político” e anunciou que em novembro será iniciado um processo de “auscultação social”, envolvendo a participação pública na construção de políticas.

Do lado da oposição, Carlos Moedas ainda não confirmou se irá concorrer novamente à Câmara de Lisboa. Moedas poderá também estar disponível para uma candidatura à liderança do PSD, dependendo do cenário político que se desenhar após as eleições europeias de 2024.

“Excelente escolha”

Temido conta já com a bênção do Ministro do Ambiente e ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

“Gostei muito da entrevista. Da experiência a trabalhar com Marta Temido [no Governo], de forma mais próxima durante a pandemia, e tendo sido eu autarca, acredito que dará uma boa autarca“, refere Duarte Cordeiro ao DN.

“Ter uma presidente de uma Concelhia com a experiência que tem, nível de notoriedade e reconhecimento muito elevados, bem como o sentimento de gratidão por parte de tantos cidadãos, torna-a numa excelente opção. E o primeiro caminho é mesmo, como diz Marta Temido, construir uma alternativa e mostrar disponibilidade. Sobre a sua disponibilidade, e sendo eu presidente da FAUL [Federação da Área Urbana de Lisboa] do PS, só posso ficar satisfeito”, remata.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Coitada da infeliz. Esta gente não tem mais ninguém. É só sucata. Estamos feitos num oito com estes ganapos armados em governantes. Para onde vais Portugal?

  2. Não sabem fazer outra coisa, que não seja ocupar “tachos” políticos….
    Se for para deixar, como deixou o SNS, é melhor pensar noutra coisa….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.