Adultos mais velhos: esta é a melhor temperatura do quarto para dormir

De acordo com um novo estudo, há uma temperatura ideal para que os adultos mais velhos tenham um sono perfeito. E, surpresa! Não é a que estávamos à espera.

Um novo estudo realizado por investigadores do Hebrew Seniorlife Hinda e do Arthur Marcus Institute for Aging Research revelou que os adultos mais velhos conseguem um sono ótimo quando a temperatura do quarto está entre 20 e 25 graus Celsius.

O estudo mostrou também que a eficiência do sono pode diminuir 5 a 10% quando as temperaturas noturnas sobem de 25 para 30°C.

A equipa de investigadores estudou os padrões de sono e as condições ambientais de adultos mais velhos que vivem em comunidades, usando monitores de sono vestíveis e sensores ambientais.

Ao longo do estudo, apresentado num artigo publicado o mês passado na revista Science of The Total Environment, foram recolhidos dados de aproximadamente 11.000 noites de sono e dados ambientais correspondentes de 50 participantes.

Segundo o autor principal do artigo, Amir Baniassadi, embora as descobertas indiquem uma tendência geral, também foram observadas diferenças individuais nas temperaturas ideais do quarto.

Além de implicações na melhoria da qualidade do sono, ao otimizar os ambientes térmicos em casa, o estudo chama também a atenção para o potencial impacto das mudanças climáticas na qualidade do sono em adultos mais velhos.

Esta questão, realça o Study Finds, é particularmente pertinente para os adultos mais velhos com um estatuto socioeconómico mais baixo, à medida que as temperaturas noturnas continuam a aumentar em cidades em todo o mundo.

Segundo os autores do estudo, realizar ações concretas para otimizar os ambientes de sono pode tornar-se um componente vital das estratégias de saúde pública.

Historicamente, a maioria dos estudos sobre deficiências de sono em adultos mais velhos focou-se principalmente em fatores fisiológicos e comportamentais. Estes levaram a várias intervenções médicas e comportamentais. Em contrapartida, os fatores ambientais têm sido em grande parte negligenciados.

O novo estudo vem preencher essa lacuna, destacando a importância da temperatura do quarto para um sono melhor entre os adultos mais velhos.

A equipa de pesquisa planeia agora continuar o seu trabalho, investigando a influência potencial das mudanças climáticas na qualidade do sono entre adultos mais velhos de baixo rendimento.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.