A insolvência da Vanmoof pode significar que a app que a controla será desativada, o que deixa os proprietários impossibilitados de controlar e mandar arranjar as suas bicicletas.
A Vanmoof, uma famosa fabricante de bicicletas elétricas conhecida como a “Tesla das bicicletas”, entrou em insolvência, deixando cerca de 200 mil proprietários, incluindo em Portugal, preocupados com o futuro dos seus veículos.
Fundada em 2009, a Vanmoof ganhou notoriedade por integrar tecnologia de ponta nas suas bicicletas, podendo ser configurada através de uma aplicação e incluindo sistemas antirroubo sofisticados, explica o Jornal de Negócios.
A empresa viu um crescimento exponencial durante a pandemia, com vendas a disparar de 27 para 83 milhões de euros entre 2018 e 2021. No entanto, as crescentes despesas com reparações e a estratégia de preços abaixo do custo de produção geraram enormes prejuízos e dívidas de 144 milhões de euros.
Agora que a empresa declarou a insolvência, há dois fatores principais em jogo para os proprietários de bicicletas Vanmoof. Primeiro, a dependência da app, que, se deixar de ser suportada, pode tornar as bicicletas inutilizáveis.
Segundo, o design e engenharia que dificultam ou impossibilitam as reparações em oficinas tradicionais. Algumas bicicletas já foram consideradas “mortas” e irrecuperáveis, incluindo em Portugal.
Vários clientes já partilharam as suas experiências, desde bicicletas avariadas à chegada até dificuldades em obter reparações. Alguns elogiaram as bicicletas como meios de transporte ideais, enquanto outros enfrentaram frustrações com avarias frequentes e demoras no atendimento.
Atualmente, os administradores da insolvência estão à procura de um comprador para a Vanmoof, mas as tentativas ainda não deram frutos. Quanto ao futuro dos proprietários das bicicletas, a perspectiva é sombria. Com a falta de suporte técnico e a possível desativação da app, muitos podem ser forçados a abandonar as suas bicicletas se tiverem avarias, especialmente nas componentes eletrónicas.
O caso da Vanmoof serve como um alerta na era da tecnologia inteligente, dado que a falência de um fabricante pode deixar os proprietários de produtos altamente especializados numa situação precária e com grandes prejuízos.