Divulgados documentos secretos que ligam o assassinato de JFK a OVNIs

2

Walt Cisco, Dallas Morning News

O presidente dos EUA, John F. Kennedy, foi assassinado em Dallas, no Texas, a 22 de novembro de 1963.

Um encontro misterioso e um nome só agora revelado podem revelar novas ligações a John F. Kennedy e ao seu suposto assassino, Lee Harvey Oswald.

O Presidente dos EUA Joe Biden anunciou que a abertura a público dos milhares de arquivos secretos relativos ao assassinato de John F. Kennedy — presidente americano que foi baleado enquanto desfilava num carro aberto durante uma visita a Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963 — está concluída, segundo a Popular Mechanics, após ter sido completada a “certificação final” dos documentos previstos.

A Casa Branca já tinha oferecido ao público milhares de documentos classificados, que incluem informações fervorosas do CIA, do FBI e até do KGB e da própria máfia — documentos que têm vindo a alimentar todo o tipo de conspirações.

Com esses documentos viemos a conhecer o que poucos conheciam: a ligação do ex-Marine norte-americano e detido como autor do assassinato, Lee Harvey Oswald, aos regimes soviético e cubano e o seu encontro com um agente do KGB na Embaixada Soviética, na Cidade do México, dois meses antes do assassinato de JFK são algumas das revelações, entre muitas outras que dão aso a todo o tipo de opiniões.

Encontro misterioso revela ligações misteriosas

Agora, um dos documentos recentemente “desbloqueados” revelou um nome importante em todo o processo: Reuben Efron, oficial da CIA que intercetou o correio de Oswald meses antes do assassinato.

Um misterioso encontro do agente com um OVNI surge na documentação recentemente divulgada.

O encontro terá tido lugar em 1955, numa viagem de comboio pela União Soviética com o senador norte-americano Richard Russell, democrata da Georgia, e um coronel do exército. O relatório da CIA descreve o avistamento de dois “discos voadores”, e pouco mais.

Sabe-se que Russell foi um dos membros da Comissão Warren, encarregada de conduzir a entrevista à mulher de Oswald em 1964.

Agora, há quem ache estranho que o nome do agente que lia, há meses, o correio do suposto assassino do ex-presidente dos EUA, só tenha vindo agora à baila. Os mesmos vêm uma ligação incontestável entre Efron e o assassinato de Kennedy.

Registos de OVNIs do Governo podem vir a público

A nova revelação também dá asas à esperança da divulgação de registos de OVNIs, apoiados por um eventual projeto de lei bipartidário que obrigaria o governo federal, sob o Ato de Autorização de Defesa Nacional, a partilhar com o público todos os registos de Fenómenos Anómalos Não Identificados (UAPs).

A divulgação destes ficheiros sobre a morte de Kennedy resulta de uma diretiva da Casa Branca assinada pelo presidente Joe Biden, que sublinhou “a necessidade de proteger os registos relativos ao assassinato foi ficando mais fraca com o passar do tempo”.

4684 documentos, que se presumem ter as informações mais sensíveis sobre o caso, continuam secretos, de acordo com vários órgãos de comunicação social norte-americanos. Esses documentos estarão ainda a ser analisados pelas agências de segurança dos EUA.

Segundo a legislação de 1992, as informações sobre o assassinato de JKF deviam ter sido tornadas públicas 25 anos depois da sua morte, ou seja, em 1988, mas a lei prevê um possível adiamento caso existam preocupações com a segurança nacional.

Os arquivos em formato de telegramas, relatórios e comunicados intergovernamentais podem ser acedidos publicamente através do site dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.