Chega hoje a “Lua de Trovão”: a primeira superlua de 2023 vai estar visível esta noite

A superlua cheia deste domingo estará mais perto da Terra do que qualquer outra lua do ano. Portugal e o restante Hemisfério Norte poderão também ver o seu satélite natural mais “descaído” do que em qualquer outra altura do ano.

Chega hoje aos céus a primeira superlua cheia de 2023, que será 16% mais brilhante e estará localizada no ponto mais baixo no céu do que em qualquer outra altura do ano.

A “Lua do trovão” – assim apelidada devido às frequentes trovoadas que assinalam o início de verão – vai aparecer na constelação Sagitário.

O lado da lua voltado para o planeta azul será totalmente iluminado pelo sol esta segunda-feira pelas 11h40 de Portugal Continental, mas a melhor hora para ver a beleza natural do fenómeno é ao nascer da lua desta noite, domingo, que terá lugar entre as 20h30 e as 21h00.

A Lua tem uma órbita elítica da Terra e todos os meses atinge o ponto de perigeu (distância menor da Terra) e apogeu (distância maior da Terra).

Se a lua cheia habitual está a cerca de 383 mil quilómetros, a “Lua de trovão”, a 360 mil, irá iluminar os céus mais do que o normal – será 16% mais brilhante. Para os observadores do Hemisfério Norte, onde se incluem os residentes de Portugal, a lua permanecerá mais baixa no céu do que em qualquer outra altura do ano.

Depois da “Lua do trovão”, a próxima lua cheia será a Lua do Esturjão, no primeiro dia de agosto que, a 357 mil quilómetros da Terra, será a segunda maior superlua do ano.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.