O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigojin, anunciou a conquista total da cidade de Bakhmut, epicentro dos combates no leste da Ucrânia.
“No dia 20 de maio de 2023, hoje, ao meio-dia [horal local], Bakhmut foi tomada na totalidade”, anunciou Prigojin num vídeo publicado na rede social Telegram, citado pela agência francesa AFP.
Prigojin aparece nas imagens com homens armados em frente a edifícios em ruínas.
Os mercenários do Grupo Wagner têm estado envolvidos na batalha por Bakhmut, a mais longa e sangrenta desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 22 de fevereiro de 2022.
Não houve até agora qualquer reação da Ucrânia à reivindicação de Prigojin.
As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser verificadas de imediato de forma independente.
Riscos dos F-16
O Governo russo advertiu hoje que o possível envio de caças F-16 para a Ucrânia representaria “riscos colossais” para os Estados Unidos e os seus aliados, no contexto de uma escalada do conflito armado.
“Vemos que os países ocidentais continuam na linha da escalada. Isso implica riscos colossais para eles próprios”, afirmou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Alexander Grushko, segundo a agência noticiosa russa TASS.
“Em qualquer caso, isto será tido em conta em todos os nossos planos e temos todos os meios necessários para atingir os objetivos que estabelecemos”, acrescentou, falando na 31ª Assembleia do Conselho de Política Externa e de Defesa da Rússia.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira, durante a cimeira do G7 no Japão, que Washington apoia os seus aliados na formação de pilotos ucranianos na utilização de caças F-16, embora não tenha sido tomada nenhuma decisão concreta sobre a entrega destes aviões.
// Lusa
O que mais me deixa perplexo , é a “legalidade” da existência de uma organização paramilitar composta de puros assassinos a soldo , de um Psicopata chamado Putin !