Afinal não eram cebolas. Uma pintura de Van Gogh mudou de nome

Van Gogh Museum Blue / Wikipedia

A obra anteriormente conhecida como “Red Cabbages and Onions”

O chef e artista neerlandês Ernst de Witte convenceu o Museu Van Gogh, em Amesterdão, a alterar o nome uma das pinturas do mestre holandês depois de perceber que as supostas “cebolas” na obra eram na verdade alhos.

A natureza morta de 1887, anteriormente conhecida como “Red Cabbages and Onions” (Couves Vermelhas e Cebolas), tem agora um novo nome. “Couves Vermelhas e Alhos”.

Ernst de Witte, chef do Restaurante Feu em Utrecht, nos Países Baixos, reparou no o erro do nome dado à obra do pintor pós-impressionista durante uma visita ao Museu Van Gogh em março de 2022: as alegadas “cebolas” eram na realidade alhos.

O chef, conta o Artnet, entrou em contacto com os responsáveis do museu, a quem reportou a imprecisão. Estes pediram então ao chef neerlandês provas concretas que sustentassem a sua teoria.

De Witte e a esposa criaram então uma apresentação em PowerPoint comparando a pintura em questão com outra obra de Van Gogh, “Natureza Morta com um Prato de Cebolas”, de 1889, na qual analisavam as diferentes técnicas do artista para cada legume, e um vídeo no qual comparavam variedades de alho e cebola, sobrepondo um desenho dos vegetais nas cabeças de alho da pintura.

Após examinar as evidências e consultar um biólogo, o museu concordou com a avaliação de De Witte e mudou oficialmente o título da pintura.

A experiência inspirou De Witte, ele próprio um artista visual, a criar um novo prato para o menu do Restaurante Feu — que inclui couve vermelha cozida, caldo de alho assado no forno, creme de alho defumado, coulis de couve vermelha e vinagrete com absinto.

Ernst de Witte

O prato que Ernst de Witte criou para o restaurante Feu inspirado no quadro de Van Gogh

O prato tem sido bem recebido pelos clientes, especialmente quando vem acompanhado da história de como um quadro de Vincent Van Gogh mudou de nome — e de uma boa cerveja infusionada com absinto.

Menu esse que o pintor neerlandês não se teria certamente importado de degustar — e eventualmente retratar.

ZAP //

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