Aurélio Buarque de Holanda, primo do Prémio Camões 2019, também foi um nome importante na cultura brasileira. Foi professor aos… 14 anos.
Chico Buarque recebeu, quatro anos depois do anúncio, o Prémio Camões relativo a 2019.
Ninguém duvida do mérito de um dos maiores génios da língua portuguesa. Há mesmo quem considere que ninguém o supera na escrita de canções elaboradas em língua portuguesa.
Chico Buarque começou o seu discurso no Palácio Nacional de Queluz a falar sobre o seu pai.
Sérgio Buarque de Holanda foi fundamental nas suas leituras, no seu “amor pela língua portuguesa” e até na sua “formação política”.
Historiador e sociólogo, como o próprio Chico descreveu. Jornalista, crítico literário, escritor. Amigo próximo de Vinicius de Moraes, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Teve sete filhos – diversos deles famosos, como Chico Buarque, Ana de Hollanda, Cristina Buarque e Miúcha.
E tinha na família um primo chamado Aurélio Buarque de Holanda. A mãe de Aurélio era prima directa de Sérgio (pai de Chico).
Nascido poucos meses antes de Portugal se tornar uma República (Maio de 1910), Aurélio Buarque de Holanda começou a ser professor de português – explicações particulares – quando tinha… 14 anos.
Formou-se em Direito mas a sua prioridade era mesmo a língua portuguesa e a literatura portuguesa. Foi professor de português, francês e literatura a partir dos 26 anos.
Começou a publicar artigos, contos e crónicas. Eram os passos até chegar a lexicógrafo. Primeiro, colaborou no Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, depois trabalhou no Dicionário Enciclopédico do Instituto Nacional do Livro, viria também a escrever para a famosa revista Seleções do Reader’s Digest.
Tudo isto enquanto continuava a estudar, ao longo de anos, a língua portuguesa.
Até que criou… um dicionário. Em 1975, aos 65 anos, surgiu o Novo Dicionário da Língua Portuguesa – que é conhecido como Dicionário Aurélio (mas rejeitou a ideia de incluir Aurélio como sinónimo de dicionário, nesse novo documento).
Dois anos depois, publicou o Minidicionário da Língua Portuguesa, ou Miniaurélio.
E em 1989, no ano em que morreu, foi publicado o seu Dicionário Aurélio Infantil da Língua Portuguesa.
«antes de Portugal se tornar uma República (Maio de 1910)» — esta gente é totalmente ignorante!!! A República foi instalada em Portugal no dia 5 de Outubro de 1910!!! Quem não sabe isso, está calado!!!
“Nascido poucos meses antes de Portugal se tornar uma República (Maio de 1910)”
Está certo, nasceu em Maio, poucos meses antes de Outubro!
*”Nascido poucos meses antes de Portugal se tornar uma República (Maio de 1910)”
Está certo, nasceu em Maio, poucos meses antes de Outubro!
Você é que tem lapso grave na interpretação .. o homem é que nasceu em maio de 1910… poucos meses antes da instauração da República!
Já estou como você diz… quem não tem discernimento para interpretar, está calado…