O stress aumenta a idade biológica – mas esse processo pode ser invertido

McKinsey / rawpixel

O envelhecimento biológico é um processo que provoca um declínio gradual das funções fisiológicas. Inclui um aumento dos danos e perda de função em vários órgãos e sistemas.

De acordo com um novo estudo, publicado recentemente na Cell Metabolism, a idade biológica em ratos e humanos aumenta rapidamente quando expostos ao stress. A investigação revela igualmente a possibilidade de reverter esse processo, o que pode ter implicações significativas para futuros tratamentos.

A idade biológica refere-se à idade de uma pessoa, determinada pelo seu estado físico e fisiológico, incluindo fatores como alterações nos padrões de expressão genética e a acumulação de danos nas células e tecidos. A idade biológica é afetada por muitos fatores, incluindo doenças, estilo de vida e ambiente.

A idade cronológica, por outro lado, é simplesmente a idade de um indivíduo, medida pela passagem do tempo desde o seu nascimento. Não existe qualquer ligação entre a idade biológica e cronológica. A idade biológica de uma pessoa pode ser mais ou menos do que a sua idade cronológica, relatou o Interesting Engineering.

Sabe-se muito pouco sobre a maleabilidade e reversibilidade da idade biológica. Uma equipa liderada por James White, da Duke University School of Medicine, e Vadim Gladyshev, do Brigham and Women’s Hospital, da Harvard Medical School, começou por explorar a extensão da reversibilidade da idade biológica.

A equipa utilizou relógios de metilação de ADN, que são biomarcadores epigenéticos que medem as alterações nos padrões de metilação no nosso ADN, que ocorrem ao longo do nosso envelhecimento cronológico. Os humanos e os ratos foram então submetidos a uma variedade de estímulos de stress.

Os investigadores descobriram que a idade biológica aumentou durante breves períodos de stress. Contudo, notaram que esta alteração era temporária e revertida após a recuperação.

Os investigadores também observaram uma mudança transitória na idade biológica durante a gravidez, infeção por covid-19 e após cirurgias, tanto em ratos como em humanos, que também reverteu após a recuperação.

A reversibilidade da idade biológica é uma descoberta excitante que abre a porta novas terapias. Os autores sugerem que esta observação pode ser utilizada para prever intervenções anti-envelhecimento.

O stress é uma questão prevalecente na nossa sociedade, quer esteja relacionado com o trabalho, com a escola ou com a vida social. Como resultado, a recuperação do stress desempenha um papel significativo no prolongamento da vida.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.