O que acontece quando bate com o seu cotovelo?

Marco Verch Professional Photographer

Cotovelo

O que causa esta sensação é um nervo, chamado nervo ulnar, que se prolonga desde o pescoço até aos dedos.

Todos nós conhecemos a sensação: estar completamente distraído e perdido nos seus pensamentos, quando, sem querer, bate com o cotovelo numa superfície que não devia estar ali e segue-se uma sensação estranha e dolorosa de formigueiro pelo braço abaixo.

Embora esteja quase de certeza familiarizado com a dor aguda que advém do choque, pode não saber as causas deste fenómeno.

Em primeiro lugar, não há qualquer problema com os ossos. Na verdade, o que causa esta sensação é um nervo, chamado nervo ulnar, que se prolonga desde o pescoço até aos dedos ao mesmo tempo que transmite informação de e para o cérebro. Especificamente, permite registar as sensações dos nossos dedos anelares e ajuda-nos a mover estes membros, bem como os nossos antebraços e mãos.

Na maior parte, este feixe de nervos está protegido por camadas de osso, músculo e gordura, mas como funciona para além do cotovelo, uma pequena parte fica exposta. Viaja por detrás do epicôndilo medial — a lomba óssea dentro do cotovelo — ao longo de um canal curto chamado túnel cubital.

O nervo ulnar passa pelo gancho ósseo no cotovelo, onde o raio e o cúbito se encontram com o úmero, explica o IFL Science.

Aqui, este está colado entre o osso e a pele, desprotegido e quase a pedir um choque com uma aresta afiada. Quando tal acontece, o resultado é uma quantidade excessiva de dor, uma vez que o nervo ulnar vulnerável é temporariamente esmagado entre o objeto ofensivo e o osso no cotovelo. A sensação abate-se sobre o braço, deixando-nos com aquela estranha dormência elétrica de choque.

É semelhante ao que acontece quando os membros “adormecem”: os nervos ficam apertados e experimentamos aquela sensação semelhante de agulhas.

Geralmente, quando se atinge o nervo, a sensação é fugaz, desaparecendo em poucos minutos. Contudo, há casos de ocorrer dor prolongada ou persistente com a síndrome do túnel cubital, que ocorre quando o túnel cubital fica inflamado, inchado, ou irritado, muitas vezes devido a lesões já existentes.

Uma pancada única no cotovelo pode não ser a sensação mais engraçada, mas lembre-se que poderia ser pior.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.